Entenda como pedestres poderão acionar botão de emergência em novo sistema de segurança em Aparecida de Goiânia

Após acionamento, ocorrência será registrada e uma equipe de policiais será enviada até local

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Totens de segurança no município. (Foto: Claudivino Antunes/ Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Os populares que têm o hábito de circular, principalmente a pé, pelas ruas de Aparecida de Goiânia ganharão um reforço na segurança com a implementação de um novo sistema de proteção.

Na prática, caso uma pessoa esteja se sentindo insegura, por algum motivo, ela poderá acionar um botão de emergência em um totem instalado na área para fazer uma chamada com um agente que esteja operando as câmeras do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) da cidade.

Assim, a ocorrência será registrada e, caso haja necessidade, uma equipe de policiais será encaminhada até o local indicado pela vítima para um atendimento.

No total, serão fixados 101 totens de segurança. Os itens serão colocados em locais com ampla movimentação e será voltado, principalmente, aos pedestres.

De acordo com a Prefeitura de Aparecida, a previsão é que as estruturas comecem a operar em até 68 dias. A instalação acontecerá inicialmente em terminais, praças e unidades de saúde, seguido por shoppings e escolas, e por fim, pontos de aglomeração em avenidas.

As estruturas, que possuem 4 metros de altura, são blindadas e possuem sistema de giroflex, sirene, câmeras que monitoram em 360º de forma simultânea, botão de emergência, comunicador de áudio conectado diretamente ao CIT, alarme sonoro, alto-falante e localizador em tempo real.

Por meio de uma câmera dome, o operador conseguirá dar zoom em ações suspeitas. O usuário também será visto pelo profissional e conseguirá interagir com ele, em tempo real, por meio de uma câmera frontal, instalada próxima ao botão de emergência.

Além de ajudar a população, o item também servirá para auxiliar na busca de foragidos da Justiça, bem como carros roubados, ações suspeitas ou crimes ocorrendo nas proximidades. Ele ainda é composto por um dispositivo anti-vandalismo, que acionará um alarme em qualquer tentativa do delito.

Vale destacar que o item também pode ser usado para transmitir mensagens educativas à população, campanhas de conscientização, como Vacinação e Maio Amarelo, e alertas instantâneos em emergências. O investimento total do equipamento é de R$ 22,1 milhões.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.