Valparaíso de Goiás mostra força econômica e atrai olhares de investidores

Município é 7º mais populoso do estado e se destaca com surgimento de novas empresas

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Imagem mostra foto aérea de Valparaíso de Goiás. (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

O município de Valparaíso de Goiás completa 29 anos neste sábado (15) e, apesar da pouca idade, tem uma trajetória já acompanhada por saltos econômicos e avanços em diversos setores. 

Localizada na região do Entorno do Distrito Federal, a cidade conta com uma população de 198.861, conforme o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – o que representa um aumento de 51,68% em comparação ao levantamento feito em 2010.

Nesse aspecto, a localidade se configura como sendo a 7ª mais populosa no ranking estadual e ocupa a posição 153 entre as 5.570 cidades do Brasil. 

Aliado ao aumento de habitantes, o município também demonstra um potencial para a expansão no setor do comércio e prestadores de serviços, com o surgimento de novas empresas, principalmente voltadas ao varejo, administração pública, defesa e seguridade social e educação. 

Segundo dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) divulgados em janeiro de 2024, a cidade entrou no ranking com o quinto maior município em número de empresas em funcionamento, com 4.642 negócios em atividade. 

O desenvolvimento reflete no Produto Interno Bruto (PIB) do município que, segundo o IBGE, gira em torno de R$ 2,7 bilhões. Entre 2010 e 2020, por exemplo, o crescimento do município foi de 140,6%. 

A ampla abertura de empresas tem servido para atrair e impulsionar novos investimentos no local, como a instauração da rede Vem Ki Tem Atacadista, do Grupo Tambasa, e a chegada do condomínio horizontal Mirante do Vale que conta com 223 lotes residenciais. 

Na educação, o município também é impulsionada com a presença de 04 unidades de ensino superior, sendo elas: a Faculdade Anhanguera; Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (FACESA); Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB) e o Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (UNIDESC).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.