Ao som de rock e até para cachorro: goianos encontram novas formas de curtir festas junina

Tradicionais celebrações ganharam "toque especial" com a criatividade dos moradores

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Ao som de rock e até para cachorro: goianos encontram novas formas de curtir festas junina
Arraiá da Terceira Idade, em Aparecida de Goiânia. (Foto: Divulgação)

As festas juninas são celebrações muito queridas pelos brasileiros, seja pelos espetáculos de quadrilhas, vestes típicas ou pelas deliciosas comidas tradicionais. No entanto, alguns goianos encontraram formas diferentes de celebrar a festança.

O Portal 6 separou algumas dessas celebrações, que encontraram uma forma de dar um “toque especial” na tradicional celebração.

Uma delas é o “Rock Junino”, que será realizado nesta quinta-feira (20), no Bosque dos Buritis, em Goiânia.

O evento apresentará uma versão rock’n roll das festas juninas e será comandado pelas bandas De Repente Nóis, Chá pra Dois e Reptiliannos.

Além disso, haverá barraquinhas com comidas típicas, assim como uma quadrilha improvisada envolvendo os participantes.

(Foto: Divulgação)

Para os fãs do São João tradicional, que remete às origens nordestinas, o Arraiá do Seu Chico Piry será uma opção e tanto. Realizado no próximo sábado (22), no restaurante Piry Cozinha Nordestina, em Goiânia, o evento contará com entrada gratuita, prometendo entregar uma experiência autêntica da cultura das celebrações, que tiveram início no Nordeste.

Entre as atrações, serão realizados shows de quase três horas de forró, assim como fotografias profissionais ilimitadas, correio-elegante, disputa Tomba-Lata e pescaria com latas de cerveja.

Piry Cozinha Nordestina, em Goiânia. (Foto: Reprodução/Instagram)

Com decorações inspiradas no Oriente Médio, a Igreja São Nicolau, no Setor Oeste, preparou uma “Festa Junina Árabe”, com comidas típicas árabes e juninas, além das barracas gregas e argentinas. A programação será realizada nos dias 05 e 06 de julho, finalizando a temporada comemorativa com brincadeiras para crianças, bingo e outras atividades especiais.

Chamaram a atenção

Ao se levar em consideração os eventos que já aconteceram, um dos que se destacou foi o “Mió Arraiá”. Promovido pela casa noturna Roxy, no Setor Sul, em Goiânia, ele inovou ao divertir o público com muito eletrofunk, no comando de um time de DJs liderado por Low, seguido por Doug, Maaju, Renata Vasconcelos e Jobbert Torres.

O evento, realizado no último sábado (15), também contou com comidas típicas, pinga com mel no bambu, correio elegante, apresentação de quadrilha profissional e, claro, muita música eletrônica e funk, como só uma boate pode proporcionar.

Para os festeiros de quatro patas, o “Cão João”, realizado no acesso ao Hotel Ibis Styles, em Goiânia, marcou o encontro de diversos pets na capital, com comidas típicas, música, apresentações de quadrilha e um concurso de caipiras.

O projeto também contou com a apresentação do cantor Wallison Gouveia, que interpretou clássicos da música nordestina, como canções de Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos e Zé Ramalho.

Cão João foi realizado nos dias 15 e 16 de junho. (Foto: Divulgação)

Por fim, os vovôs e vovós que não quiseram perder o período junino acompanharam o “Arraiá da Terceira Idade”, realizado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, nesta terça-feira (18).

Com a presença de mais de 300 idosos, que participaram de diversas dinâmicas, além do tradicional forró que acontece semanalmente no Centro Cultural, a festa contou com uma apresentação de quadrilha realizada pelos idosos referenciados do Cras Garavelo, além das clássicas comidas típicas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.