Cafeteria conquista ruas de Goiânia por modelo ‘fast food’ e previsão de faturamento de mais de R$ 500 mil

Batizado de 'Gatos de Rua Café', quiosque fica situado no Setor Leste Universitário e começou com investimento de R$ 17 mil

Samuel Leão Samuel Leão -
Fundadores do Gato de Rua Café, em Goiânia. (Foto: Divulgação)

Uma cafeteria com uma proposta inovadora, criada por jovens que trabalhavam com a família como ambulantes, ganhou espaço nas ruas de Goiânia pelos cafés especiais ofertados no estilo ‘fast food’. A ideia partiu de dois irmãos e ainda conta com um nome que toca o coração de muitos consumidores.

Batizado de ‘Gatos de Rua Café’, o quiosque fica situado no Setor Leste Universitário e começou com um investimento de R$ 17 mil, dos quais 12 partiram de um empréstimo cedido pelo Governo Estadual e outros 5 provenientes das economias do fundador, Igor Ribeiro Vasconcelos, de 24 anos.

Em entrevista ao Estadão, ele diz que o negócio foi iniciado em 2018 e oferece 60 combinações diferentes de cafés. A previsão de faturamento para 2024 é de R$ 507 mil. Com o sucesso, o plano é abrir outra loja e também uma fábrica, já no mês de julho, no Setor Oeste.

A crescente é recente. Em 2023, a empresa faturou R$ 240 mil. No entanto, houve obstáculos no percurso, em especial a pandemia da Covid-19, que encerrou as atividades presenciais e os fez migrar, temporariamente, para o delivery.

A empresa é gerida por Igor, formado em gastronomia, juntamente com a irmã, Luana Ribeiro Costa, de 31 anos, barista formada em São Paulo (SP). Vindos de uma família com tradição nas vendas ambulantes, eles reuniram tudo que tinham para dar início à loja.

“Nesse novo lugar, começamos a implementar a identidade visual, que já estava pronta. Levamos o nosso público da barraquinha para o novo Gatos de Rua Café, que passou a lidar com cafés especiais”, explicou o empresário.

Algumas das opções disponibilizadas pelo café. (Foto: Divulgação)

Com cafés servidos em cerca de dois minutos de espera, eles se autointitulam um “fast food de café em pit dog”, fazendo referência ao nome dos quiosques na capital goiana, com um modelo de negócio ágil.

Seguindo as diretrizes de comportamento de redes como o Subway, o McDonald’s e o Starbucks, o local possui orientações detalhadas para o atendimento e para as fórmulas de produção de cada item disponível no cardápio.

Os preços das bebidas variam entre R$ 10 e R$ 23,90, com uma média de R$ 16,90. Entre as comidas, há a opção de pães de queijo, que custam R$ 5, e de pratos que vão até R$ 23,90, mas o custo médio é entre R$ 9 e R$ 15.

O empreendimento também possui o chamado Clube do Café, que possibilita o pagamento de mensalidades para a contratação de pacotes de serviços. A cada semana, dois novos produtos são ofertados para os clientes, variando a carta habitual.

Por fim, os irmãos explicam que o nome da empresa foi escolhido justamente pelos trabalhos que eles desempenhavam como ambulantes, em situação semelhantes aos gatos de rua.

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