Ataque de abelhas em Goiânia acende alerta; veja o que fazer para evitar ser pego de surpresa
Mesmo tendo papel essencial ao meio ambiente, algumas espécies do inseto podem ocasionar situações de perigo para humanos
Após o recente ataque de um enxame de abelhas em Goiânia, que resultou em mais de 20 feridos e duas hospitalizações, acendeu-se um alerta para os riscos de eventuais ataques de tais insetos.
Apesar desses pequenos animais terem um papel essencial para a polinização e meio ambiente, a falta de informações, desatenção ou mesmo o medo podem ocasionar situações extremamente perigosas.
Assim, o Portal 6 investigou quais são as orientações para as pessoas que forem surpreendidas em ocasiões como a da Praça Tamandaré.
O Corpo de Bombeiros aponta que, caso o cidadão encontre uma colmeia ou um enxame em algum lugar que possa causar transtornos, deve acionar imediatamente as autoridades para que façam a remoção.
Isso porque é altamente desaconselhado um cidadão sem treinamento tentar lidar com as abelhas por conta própria, justamente pelo risco de ser picada.
Além disso, as autoridades explicaram que quando são acionadas, não costumam exterminar as abelhas, mas sim soltá-las em algum outro ponto onde não ofereçam risco ou entregá-las aos cuidados de algum apicultor. Eliminá-las é somente a última opção.
O Corpo de Bombeiros ainda destacou que tal serviço de remoção é realizado majoritariamente de noite, tendo em vista que, como são animais com hábitos diurnos, tentar retirá-las durante o dia seria um desafio a mais. Por outro lado, no período noturno, os insetos costumam ficar menos agitados.
Com relação ao incidente ocorrido em Goiânia, as autoridades afirmaram que abelhas urbanas são particularmente perigosas pois tendem a formar grandes colmeias, o que por consequência ocasiona em uma maior concentração destes animais.
Assim, em eventuais ataques, as consequências costumam ser severas. Por isso, é necessário bastante cautela por parte da população.