Afinal, qual a diferença entre o BRT Norte-Sul e o Eixo Anhanguera de Goiânia?

Ao Portal 6, RedeMob deu maiores detalhes sobre os dois sistemas de transporte que vão operar na capital

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Afinal, qual a diferença entre o BRT Norte-Sul e o Eixo Anhanguera de Goiânia?
Ônibus elétrico do BRT Norte-Sul, em Goiânia. (Foto: Jucimar de Sousa / Prefeitura de Goiânia)

Com a proximidade da inauguração do BRT Norte-Sul em Goiânia, uma dúvida tem atravessado a mente de muitos moradores: qual a diferença dessa nova modalidade e o Eixo Anhanguera?

Ao Portal 6 a RedeMob, consórcio de empresas que administra o transporte coletivo da capital, emitiu uma nota explicando as principais características dos dois sistemas.

Em primeiro lugar, a sigla BRT responde por Bus Rapid Transport, que é um modal rodoviário que se assemelha a um metrô, buscando reduzir o tempo de espera, impacto ambiental e aumentando o conforto dos passageiros.

Eles também possuem uma faixa própria, por onde apenas os ônibus exclusivos para a modalidade podem transitar.

Sendo assim, o Eixo Anhanguera seria uma forma de BRT, conforme destaca a RedeMob, sendo um dos primeiros instalados no Brasil, em 1976.

Inclusive, o “Eixão” está passando por um processo de revitalização e deve ser rebatizado como BRT Leste-Oeste, contando com uma frota nova de ônibus elétricos.

Já o “Norte-Sul”, que está prestes a ser inaugurado, tem como diferença, basicamente, apenas o sentido em que transita, ligando diferentes estações e terminais de transporte coletivo.

Assim, ele sai do Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, passando por 31 estações até chegar ao Recanto do Bosque. Ele deve, inclusive, fazer uma intersecção com o Eixo Anhanguera, no Centro de Goiânia.

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