Clínica é condenada a indenizar enfermeira demitida enquanto enfrentava câncer em Aparecida de Goiânia

Funcionária tinha quase 22 anos de casa e foi mandada embora após informar aos superiores sobre doença

Davi Galvão Davi Galvão -
Clínica é condenada a indenizar enfermeira demitida enquanto enfrentava câncer em Aparecida de Goiânia
Decisão foi suspensa. (Foto: Ilustração/Pexels)

Uma clínica psiquiátrica, em Aparecida de Goiânia, foi condenada a reintegrar e pagar danos morais a uma enfermeira demitida após a funcionária ter sido demitida enquanto estava em tratamento de um câncer de mama.

Conforme divulgado pelo portal Rota Jurídica, a trabalhadora, que atuava na clínica desde 2001, foi mandada embora em 2023, com quase 22 anos de serviços, sem justa causa, após ter comunicado a doença para o superior hierárquico.

A enfermeira destacou que a demissão se deu em um momento no qual necessitava de estabilidade no emprego para ter condições de continuar com os cuidados médicos.

Na defesa, a clínica alegou não ter tido ciência, à época, que a colaboradora estava enfrentando o câncer, não havendo assim a possibilidade de uma dispensa descriminatória ter ocorrido.

Apesar disso, a juíza do Trabalho substituta na 3ª Vara de Aparecida de Goiânia, Taís Priscilla Ferreira Resende da Cunha e Souza, concluiu que a empresa sabia dos fatos e se baseou nesse quesito ao demitir a funcionária, determinando que a profissional fosse readmitida na função.

Além disso, a magistrada determinou o pagamento de R$ 10 mil em danos morais, visto que, além da doença, a enfermeira também teve de lidar com a aflição de não ter o sustento garantido.

A decisão destacou a necessidade de maior sensibilidade e cuidado por parte das empresas ao lidarem com situações de saúde envolvendo os funcionários.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade