Conheça belíssima caverna escondida no interior de Goiás e que já serviu até como esconderijo
Fixado no conhecido Parque Estadual de Terra Ronca, local abriga complexo que chama atenção dos turistas
Escondido no interior de Goiás, no município de São Domingos, região Nordeste do Estado, há uma caverna que abriga belas paisagens e já chegou a servir como esconderijo durante a época da ditadura militar. Trata-se da Caverna São Bernardo.
Fixado no conhecido Parque Estadual de Terra Ronca, o local faz parte de um complexo de três cavernas, tendo uma descida íngreme.
No interior do espaço é onde correm os Rios São Bernardo e Palmeira, que enriquecem ainda mais a beleza da caverna. Para se ter uma ideia, todo o trajeto tem cerca de 1,5 km e é feito pelas águas, que se encontram em um determinado trecho.
- A 7 horas de São Paulo, cidade do “Fim do Mundo” encanta com paisagens glaciais únicas e atrai brasileiros
- Uma das praias mais famosas do Brasil abriga um navio naufragado há mais de 100 anos cuja verdadeira história pouca gente conhece
- A maior cachoeira do mundo, com impressionantes 979 metros de altura total e 807 metros de queda ininterrupta, pode ser visitada por brasileiros
Outro ponto que serve de destaque são os salões do local coberto por estalactites e estalagmites. E conta ainda com o Salão das Pérolas, que carrega formações rochosas que parecem ter sido esculpidas em formato de pérolas.
Uma história que marca o local, inclusive, envolve o movimento Coluna Prestes, ocorrido entre 1924 e 1927, que fez com a Caverna Terra Ronca I servisse de esconderijo por parte de integrantes.
Acompanhando a fama da primeira, a Caverna São Bernardo também acolheu militantes de esquerda que estavam sendo procurados pela ditadura, no final dos anos de 1960. Restos de fogões improvisados feitos pelas pessoas procuradas na época, por exemplo, ainda sobrevivem.







