Documentário sobre censura nas rádios de Anápolis durante Ditadura Militar teve pré-estreia emocionante
Conteúdo aborda fechamento das rádios Carajá e Santana, na década de 1970, e o peso sentido no período de repressão
Idealizado e produzido pelo cineasta, jornalista e escritor, Edson Nunes, o documentário “Censura – Uma História Sem Fim”, da Grade 3 Filmes, teve a pré-estreia lançada em Anápolis, na última sexta-feira (27), para a imprensa e figuras importantes na cidade.
O evento foi marcado pela apresentação do conteúdo e muitos sentimentos dos envolvidos na produção, incluindo entrevistados, como Romualdo Santillo, o protagonista da obra, e demais personagens da época.
Ao Portal 6, emocionado, Edson explicou que se sente realizado em produzir o conteúdo tão importante para a história anapolina, principalmente por transparecer de forma crua a realidade enfrentada na ocasião.
“Aquela noite foi mais do que uma estreia – foi uma celebração de memórias, de resistências e de histórias que recusam o apagamento. Um documentário que, embora retrate um tempo distante, ressoa com uma urgência atual, lembrando que as batalhas pela liberdade nunca são apenas histórias do passado”, disse.
Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Anápolis, o documentário ainda promete trazer uma sequência, contextualizando todo o cenário sobre o fechamento de veículos de imprensa e a truculência da Ditadura Militar no segmento no estado de Goiás.
Este segundo episódio foi premiado pela Lei Paulo Gustavo.
A previsão para a estreia à população é para ainda neste ano e as expectativas estão altas.