Saiba o que fazer para evitar acidentes com os pequenos no Dia das Crianças

Apesar de alguns cuidados serem óbvios, são fáceis de serem esquecidos em meio às comemorações

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Saiba o que fazer para evitar acidentes com os pequenos no Dia das Crianças
Crianças tem se envolvido cada vez mais com tecnologia. (Foto: Karime Xavier/Folhapress)

Pensando na segurança dos pequenos durante as comemorações do Dia das Crianças, a Equatorial Goiás divulgou uma série de recomendações para prevenir acidentes elétricos durante as brincadeiras.

Dentre as principais orientações, a fornecedora de energia relembrou coisas básicas, mas ainda muito úteis, como não abrir geladeiras e freezers descalço ou com o corpo molhado — muito comum após mergulhos de piscina.

A empresa também recomendou que os pais utilizem protetores na tomada, evitando que as crianças coloquem as mãos, molhadas ou não, nos plugues. O mesmo vale para objetos metálicos, como garfos.

O uso de brinquedos e equipamentos eletrônicos, como computadores, videogames e tablets, também entrou na lista de objetos que devem ser observados com atenção pelos responsáveis, sempre prestando atenção na escolha do produto, avaliando a faixa etária indicada e a voltagem.

É importante que os pais sempre supervisionem o uso, assim como a especificação e autorização destes eletrônicos, que devem estar certificados e aprovados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Para caso as comemorações saiam do planejado, a Equatorial também divulgou algumas recomendações para o que fazer em casos de acidentes com energia elétrica dentro de casa. Nestas situações, a primeira providência a ser tomada é desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral.

Depois disso, um adulto deve ligar para os socorristas, sejam do Corpo de Bombeiros (193) ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) (192). Problemas envolvendo diretamente a rede de distribuição de energia devem ser comunicados diretamente à Equatorial Goiás, por meio do 0800 062 0196.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
+ Notícias