Goiás vai investir R$ 14 milhões para ‘nova revolução industrial’
Objetivo é que ação consiga desenvolver tecnologias de ponta e beneficie diferentes áreas

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), anunciou que irá investir R$ 14 milhões para a criação do Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas Aplicadas a Mundos Virtuais – um centro de tecnologia virtual.
O anúncio sobre o convênio, que terá duração de 52 meses, foi publicado no Diário Oficial, na terça-feira (22), e é proveniente de uma parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).
O objetivo é que a ação consiga desenvolver tecnologias de ponta que consigam beneficiar áreas como saúde, educação e segurança, promover startups, formar recursos humanos e expandir a infraestrutura do Centro.
Proposta pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da UFG, a unidade foi aprovada em uma chamada pública da Embrapii. O planejamento é que a iniciativa abrange áreas como pesquisa, desenvolvimento em Inteligência Artificial, aceleração de startups e ampliação da infraestrutura.
O centro de tecnologia trará programas sobre “humanos digitais”, representações interativas com IA que simulam características humanas e interagem em ambientes virtuais.
Leia também
- Família de mulher que deu entrada na Santa Casa de Anápolis com quadro de aborto se posiciona; hospital se defende
- Dono de império de postos de combustíveis em Goiás é irmão de alvo da Polícia Federal
- Morre jovem baleada durante festa de som automotivo em Goiás
- Homem é preso em Goiânia após atuação fundamental de cães farejadores da polícia
Além disso, o local também beneficiará empresas que buscam inovação, o governo, estudantes, sociedade e ecossistema empreender a fim de melhorar a qualidade de vida.