Captação inédita de coração no Hugo contempla paciente de Brasília
Operação também possibilitou a retirada dos dois rins e do pâncreas, beneficiando quatro pacientes em Goiás e no Distrito Federal.
Pela primeira vez, o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), realizou captação de coração para transplante na unidade hospitalar. O feito inédito foi realizado nesta sexta-feira (08).
O órgão saiu da unidade e foi transportado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros até o hangar em que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) já esperava para levar coração e equipe médica até Brasília, onde será transplantado
O momento foi marcado por uma salva de palmas, celebrando o trabalho realizado pela equipe do hospital, que está sendo gerido, atualmente, por uma Organização Social administrada pelo Albert Einstein.
A diretora médica do Hugo, Fabiana Rolla, destacou o empenho das equipes e a complexidade do processo.
“A captação de um coração viável para transplante é rara e desafiadora. Com o apoio da família do doador e o esforço das equipes envolvidas, conseguimos realizar o procedimento com segurança e eficácia”, afirmou.
Fabiana também ressaltou a colaboração das forças de segurança, como a FAB e o Corpo de Bombeiros, no transporte dos órgãos, e a importância desse ato de generosidade.
“A doação de órgãos é um ato de amor e compaixão por parte de uma família que enfrenta um momento de dor profunda, mas que, por meio desse gesto, possibilita salvar várias vidas,” concluiu.
A operação, que envolveu aproximadamente 30 profissionais, incluindo a equipe médico-assistencial do Hugo, Corpo de Bombeiros e FAB, também possibilitou a captação dos dois rins e do pâncreas, beneficiando quatro pacientes em Goiás e no Distrito Federal.