Conheça o cineasta anapolino Erico Rassi, premiado no festival de cinema de Gramado
Segundo longa, "Oeste Outra Vez", começou a ser escrito em 2015 e foi filmado na Chapada dos Veadeiros, tendo São João da Aliança como cenário principal
Erico Rassi, cineasta nascido em Anápolis, em 1972, tem se destacado no cenário cinematográfico brasileiro como diretor, roteirista e montador. A carreira teve início em 2003 com o curta-metragem “Sexo com Objetos Inanimados”, que recebeu diversos prêmios e abriu portas para a trajetória no audiovisual.
Em 2016, Rassi lançou o primeiro longa-metragem, “Comeback”, que marcou o retorno de produções goianas ao circuito comercial após um hiato de 40 anos. O filme estreou no Festival do Rio e foi premiado no Festin Lisboa, consolidando o talento do diretor no cenário nacional.
O filme, gravado na cidade das antas, mostra vários cenários locais e ainda teve a marca de ser o último trabalho do ator global Nelson Xavier, que faleceu 15 dias antes da estreia da obra.
O segundo longa, “Oeste Outra Vez”, começou a ser escrito em 2015 e foi filmado na Chapada dos Veadeiros, tendo São João da Aliança como cenário principal. A produção contou com um elenco de destaque, incluindo Rodger Rogério, Ângelo Antônio, Babu Santana e Antônio Pitanga.
Em agosto de 2024, “Oeste Outra Vez” foi exibido na mostra competitiva do 52º Festival Internacional de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do cinema brasileiro e latino-americano. O filme foi aclamado pela crítica e recebeu três Kikitos: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Rodger Rogério e Melhor Fotografia para André Carvalheira.
A obra retrata a fragilidade de homens abandonados pelas mulheres no sertão de Goiás, explorando temas como masculinidade e solidão. O processo criativo de Rassi envolveu viagens de imersão e entrevistas com personagens da vida real, conferindo maior profundidade ao filme. A estreia, em terras goianas, foi realizada no Cine Prime e contou com um bate-papo entre o público e a equipe realizadora.
Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimentos, Erico Rassi consolida-se como um dos principais cineastas da nova geração no Brasil, contribuindo significativamente para a valorização e visibilidade do cinema goiano no cenário nacional e internacional.