Detran suspende instrutores que davam aulas sem camisa, fumando e dentro de casa em Goiânia, Aparecida e Anápolis

Situação ocorreu também em Caldas Novas, Formosa, Hidrolândia, Trindade e Alexânia

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Detran suspende instrutores que davam aulas sem camisa, fumando e dentro de casa em Goiânia, Aparecida e Anápolis
Profissionais ‘forjavam’ aulas quando estavam em casa. (Foto: Divulgação/Detran-GO)

Cerca de 30 instrutores tiveram as autorizações suspensas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), após o órgão identificar uma série de irregularidades no sistema de validação das aulas práticas de motocicleta (categoria A).

Segundo as investigações, as fraudes foram realizadas em autoescolas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Formosa, Hidrolândia, Trindade e Alexânia.

Dentre as irregularidades identificadas pelo Detran, estavam aulas sem camisa e com instrutores fumando durante os percursos. Aulas estas que, por sua vez, eram realizadas dentro de residências e até utilizando carros, que ‘se passavam’ por motocicletas.

Instrutures infrigiam regras ao realizar verificações junto ao Detran. (Foto: Divulgação/Detran-GO)

Não o bastante, também foi verificado o uso indevido do Portal de Sistemas de outros instrutores para forjar a realização das aulas, burlando a transparência do órgão.

Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, foram encontrados casos em que os profissionais utilizavam fotografias no aparelho celular para driblar o sistema e validar aulas que não foram de fato ministradas.

Com base nessas informações, foi definida a suspensão, sem prazo determinado, desses instrutores junto aos credenciamentos nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), conforme regulação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.