Secretário de Trânsito de Goiânia tira dúvidas de motoristas de app sobre multas com novas câmeras

Mudanças vem preocupando especialmente motoristas de aplicativo, que precisam do celular para trabalhar

Davi Galvão Davi Galvão -
Imagens serão analisadas por agentes da SET. (Foto: Divulgação)
Imagens serão analisadas por agentes da SET. (Foto: Divulgação)

A implementação do novo sistema de fiscalização por videomonitoramento no trânsito de Goiânia, apesar de ter o intuito de gerar mais fluidez e segurança à população, também vem preocupando, em especial, os motoristas de aplicativo.

Isso porque as novas câmeras 360º, que oferecem imagens de alta resolução e nitidez de forma panorâmica, também poderão detectar infrações cometidas no interior do veículo, como o uso do celular.

Em entrevista ao Portal 6, o representante dos motoristas de aplicativo de Goiânia, Miguel Veloso, revelou que a categoria não encarou de forma agradável a mudança.

Miguel Veloso é representante dos motoristas de aplicativo de Goiânia. (Foto: Arquivo Pessoal)

Miguel Veloso é representante dos motoristas de aplicativo de Goiânia. (Foto: Arquivo Pessoal)

“É impossível não mexer no celular, mesmo com ele no suporte. É a coisa mais normal estar em uma corrida, no trânsito, e surgir outra, que você precisa aceitar ou recusar. Não fazer nada, só ignorar, é ruim porque o aplicativo acaba penalizando a gente. Também, não tem como simplesmente estacionar toda vez que o aplicativo notificar, é inviável”, relatou.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), manusear o aparelho enquanto conduzindo um veículo configura uma infração gravíssima, com valor de 293,47 reais e perda de 7 pontos na CNH infração.

O representante também lamentou a falta de interesse da administração pública em se reunir com os motoristas de aplicativo para explicar a mudança e aponta que vários colegas estão se sentindo inseguros, com receio de multas em decorrência da dinâmica do próprio ofício.

Diante dos fatos, a reportagem entrevistou o Secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia (SET), Tarcísio de Abreu, que afirmou que todas as autuações do tipo são feitas por agentes humanos, capazes de analisar particularidades de cada cenário.

Tarcísio de Abreu é Secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia. (Foto: Reprodução)

Tarcísio de Abreu é Secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia. (Foto: Reprodução)

“Não é o toque de aceitar ou recusar uma eventual corrida que implica em uma autuação. O que estamos fiscalizando e autuando é manusear, pegar o aparelho, escrever mensagens […] Não queremos prejudicar nenhuma categoria”, salientou.

Citando exemplos de condutas que serão combatidas, o Secretário apontou o hábito de diversos motoristas que, enquanto aguardam em semáforos, utilizam do aparelho celular, o que ocasiona em engarrafamentos e prejudica o fluxo do trânsito. Outro ponto, é observar aplicativos de logística com o celular no colo do condutor.

O Secretário também explicou que esse trabalho de fiscalização é apenas uma pequena parcela do que o novo sistema de videomonitoramento possibilita.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, as câmeras 360º serão instaladas inicialmente em pontos estratégicos da capital, sendo eles: a esquina da T-9 com Avenida 85, Avenida T-10 com Avenida T-3 e também em três pontos na Avenida Assis Chateaubriand.

Confira a nota da SET enviada ao Portal 6.

“A Secretaria de Engenharia de Trânsito informa que a nova fiscalização por câmeras em Goiânia tem como principal objetivo garantir mais segurança e fluidez no trânsito, coibindo infrações que colocam em risco motoristas, passageiros e pedestres.

Sobre o uso de celulares por motoristas de aplicativo, a legislação de trânsito vigente não prevê exceções para essa categoria no que se refere ao manuseio do aparelho enquanto dirigem. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo segurando ou manuseando o celular é uma infração gravíssima, com valor de 293,47 reais e perda de 7 pontos na CNH. A SET segue a lei de trânsito, portanto não pode criar brechas para favorecer determinados grupos.

A Secretaria recomenda que motoristas de aplicativo utilizem suportes veiculares e comandos de voz para evitar infrações e garantir a segurança de todos no trânsito. Em caso de necessidade de interação manual com o aplicativo, a orientação é estacionar o veículo em local permitido antes de manusear o celular.

Reforçamos que a fiscalização busca educar e proteger todos os cidadãos, garantindo um trânsito mais seguro e eficiente para Goiânia.”

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.