Conheça cidade em Goiás com belíssima paisagem surgida após acidente geológico
Município teve origem em 1930 com chegada de garimpeiros de diamantes e pescadores

A história de surgimento da cidade de São Simão, situada na fronteira de Goiás com Minas Gerais, teve uma origem ligada a um acidente geológico às margens do Rio Paranaíba.
Isso porque o volume da força das águas do rio, durante milhares de anos, superou a resistência da rocha, ocasionando uma bela paisagem: o canal do município – que consiste em um estreito petrificado com aproximadamente 600 metros de largura.
O incidente natural serviu como um cenário paradisíaco que atraiu milhares de turistas e moradores locais, mas ficou submerso após a construção da Usina Hidrelétrica de São Simão, pelas Centrais Elétricas de Minas Gerais – Cemig.
O município, atualmente, foi reconstruído com infraestrutura urbana e está localizado às margens do Lago Azul, formado pela barragem da usina.
Vale salientar que a origem da cidade começou em 1930, com a chegada de garimpeiros de diamantes e pescadores. Assim, o povoado passou a receber moradias após construção da ponte que interliga Goiás e Minas.
Com a chegada da primeira instalação do posto fiscal no local, as residências foram se formando nas adjacências da repartição fazendária. Somente no dia 24 de junho de 1957, o povoado foi elevado a distrito, com o nome de Mateira.
Leia também
- Conheça a “Capital das Cachoeiras” em Goiás que impressionou até mesmo Ana Maria Braga
- Conheça a cidade goiana que faz fronteira direta com Minas Gerais e esconde paraíso
- Conheça as 10 cidades goianas onde os moradores mais têm sorte para ganhar na loteria
- Conheça a história por trás das pedrinhas das ruas de Pirenópolis
Já por meio da Lei Estadual n° 2.108, de 14 de novembro de 1958, o distrito foi elevado à categoria de município, com denominação de São Simão.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias!