Alta temporada: passo a passo para conseguir licença de pesca no Rio Araguaia

Prática irregular pode acarretar multas e apreensões de todos os equipamentos envolvidos na atividade

Davi Galvão Davi Galvão -
Ilhas no Rio Araguaia. (Foto Reprodução/Goiás Turismo) pesca
Ilhas no Rio Araguaia. (Foto Reprodução/Goiás Turismo)

Com a temporada do Araguaia já batendo às portas dos goianos, muitas famílias se preparam para aproveitar momentos à beira do rio, seja nas tradicionais festanças e atividades programadas. Porém, há quem aguarde ansiosamente a época apenas com um objetivo em mente: a pescaria.

Com 450 espécies de peixes, a bacia do Araguaia abriga cerca de 15% das espécies do Brasil, porém, antes de lançar a linha e esperar a fisgada, é necessário que os amantes do esporte se atentem às regulamentações exigidas para a prática.

Para isso, é imprescindível uma licença de pesca, documento fundamental para quem deseja praticar as atividades de pesca subaquática, amadora e esportiva.

O documento pode ser obtido através do Portal Expresso, sendo emitido digitalmente. Este documento deve estar em posse do cidadão sempre que estiver realizando a atividade de pesca, para o caso de uma eventual abordagem da fiscalização ambiental.

Vale destacar que, durante esse processo, os interessados devem explicitar qual modalidade de pesca pretendem aderir, bem como a bacia em que pretendem realizar a atividade.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) desenvolveu uma cartilha completa com todos os passos necessários e demais informações para se obter a licença. Para acessar a cartilha, basta clicar aqui.

Com relação a licença para a bacia do Araguaia, o valor do documento pode variar entre R$ 25 e R$ 60, dependendo da modalidade escolhida.

Importante mencionar que a prática irregular da pesca pode acarretar multas e apreensões de todos os equipamentos envolvidos na atividade, como varas de pesca, molinetes, tarrafas, embarcações e, até mesmo, o motor utilizado.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

 

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade