Preços de alguns alimentos podem cair em Goiás após taxação dos EUA ao Brasil

Vale pontuar que essa queda nos preços não é certa, nem uniforme - dependendo de vários fatores

Davi Galvão Davi Galvão -
As melhores carnes para cada tipo de prato (vai te ajudar no açougue)
Imagem ilustrativa de açougue (Foto: Captura de Tela/YouTube/açougue nota 10)

Apesar de prejudicar as exportações brasileiras, a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos pode resultar na redução dos preços de diversos produtos no mercado interno, como o caso do açúcar, da carne bovina e também do café, especialmente em Goiás. Isso porque a medida americana tende a aumentar a oferta local, pressionando para baixo os valores ao consumidor goiano.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) apontou que o setor agropecuário do estado será diretamente impactado. Um dos maiores produtores de carne bovina do país, Goiás poderá ver parte da produção, antes destinada ao mercado externo, ficar disponível para o consumo interno, alterando a dinâmica de preços.

O mesmo vale para o açúcar, com o estado sendo um dos maiores produtores nacionais do produto, vide o Grupo Jalles Machado, com sede em Goianésia, que no balanço de 2024 registrou uma produção recorde de 448,2 mil toneladas, sendo boa parte destinada ao mercado externo.

Com as tarifas desestimulando que os Estados Unidos mantenham os mesmos padrões de importação, essa produção poderá escoar para o mercado interno brasileiro, baixando o preço nas prateleiras.

Não é uma certeza

Vale pontuar que essa queda nos preços não é certa, nem uniforme. Os custos elevados da produção obviamente irão se manter, incluindo insumos, transporte e mão de obra e quando aliados à valorização do dólar, podem limitar a redução dos valores finais para os goianos.

Além disso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem buscado novos mercados em países da Ásia, Europa e Oriente Médio para absorver a produção brasileira. Essa estratégia pode aliviar o excesso de oferta interna e reduzir a pressão por queda nos preços.

Produtores também podem ajustar sua produção para evitar estoque excessivo, com medidas como a redução temporária do abate de gado ou o aumento da produção de etanol em substituição ao açúcar.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade