Ecovias esclarece para que serve câmeras instaladas na BR-153

Dispositivos tem finalidade diferente dos radares tradicionais, que monitoram a velocidade dos automóveis

Davi Galvão Davi Galvão -
Câmeras estão instaladas aproximadamente a cada 2 km. (Foto: Divulgação)
Câmeras estão instaladas aproximadamente a cada 2 km. (Foto: Divulgação)

Quem trafega pela BR-153 pode ter notado a presença de novas câmeras ao longo da rodovia, diferente dos radares tradicionais, e se perguntado o motivo da instalação.

Inclusive, dois avisos de que a via está sob videomonitoramento já estão visíveis: um nas proximidades da Mitsubishi, no sentido Campinorte, e outro na saída da cidade em direção a Uruaçu.

A sinalização atende exigências legais e possibilita que as imagens captadas pelas câmeras sejam usadas para aplicação de multas.

A cobertura abrangerá todo o trajeto entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO), com o objetivo de reforçar a segurança viária e tornar o sistema de fiscalização mais transparente para os motoristas.

Ao Portal 6, a Ecovias do Araguaia esclareceu que os novos dispositivos se tratam de câmeras do tipo PTZ, de alta tecnologia, (com DAI) e zoom óptico de 40 vezes, resultado de um investimento de R$ 50 milhões.

Os aparelhos estão dispostos ao longo dos 850,7 km de concessão, das BRs 153, 414 e 080, entre Anápolis e Aliança do Tocantins, em intervalos de aproximadamente a cada 2 km.

Porém, diferentemente dos radares, cujo objetivo é monitoramento da velocidade dos veículos, a Ecovias pontuou que o novo sistema de monitoramento (CFTV) “visa acompanhar em tempo real todo o tráfego na rodovia, acelerando o tempo de atendimento em caso de emergência. O objetivo, portanto, é atuar na segurança dos motoristas, prevenção de acidentes e, consequentemente, salvar vidas”.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

 

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade