Veja quem são os novos comendadores de Anápolis

Entrega de maior honraria do município reuniu autoridades, familiares de homenageados e convidados

Davi Galvão Davi Galvão -
Homenageados com a Comenda Gomes de Souza Ramos, maior honraria da cidade de Anápolis. (Foto: Divulgação)
Homenageados com a Comenda Gomes de Souza Ramos, maior honraria da cidade de Anápolis. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Anápolis realizou, na noite desta segunda-feira (28), a solenidade de entrega da Comenda Gomes de Souza Ramos, considerada a mais alta honraria concedida pelo município. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal e reuniu autoridades, familiares e convidados dos homenageados.

Criada pela Lei nº 833, de 11 de junho de 1980, a comenda é entregue anualmente a personalidades que se destacam por suas contribuições relevantes à cidade, seja na vida pública, econômica, cultural, social ou comunitária.

O nome da honraria faz referência a Gomes de Souza Ramos, filho de Ana e fundador de Anápolis, reconhecido pelo espírito empreendedor e pelo compromisso com o desenvolvimento regional.

Durante o evento, os agraciados receberam medalha e diploma em reconhecimento às suas trajetórias, marcadas pela dedicação ao bem coletivo e pelo impacto positivo na vida da população anapolina.

Nesta edição, 22 personalidades foram homenageadas. São cidadãos cuja história de vida e trabalho contribuíram de forma significativa para o crescimento de Anápolis e para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Confira a lista completa:

  • Adriana Rocha Vilela Arantes: Doutora em Educação pela UnB, foi diretora da Faculdade Católica e secretária de Educação de Abadiânia e, em 2025, de Anápolis. Atua na formação de professores desde 1988, com forte presença em políticas públicas e avaliação institucional.
  • Aline Rodrigues Lopes Martins Cardoso (Dra Aline Cardoso): Delegada titular da DPCA e da Delegacia de Corumbá de Goiás, é policial civil há 11 anos. Mãe de três filhos, é reconhecida pela dedicação à promoção da justiça e proteção de crianças e adolescentes.
  • Amilton Batista de Faria: Advogado desde 1992 e vereador por cinco mandatos consecutivos, presidiu a Câmara de Anápolis. Atuou também como secretário municipal e, atualmente, é assessor especial do Gabinete do Prefeito.
  • Anilce de Fátima Bonfim (Dra Anilce Bonfim): Dentista há 37 anos, atua em Anápolis com especialização em ortodontia e distúrbios do sono. Criou projeto de atendimento ortopédico e participa de missões odontológicas na Amazônia.
  • Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira: Atual secretária estadual de Educação, é doutora em Psicologia da Educação e mestre em Educação. Atuou como gestora educacional em Rondônia, no Consed e no Fórum Nacional de Educação.
  • Célio Antônio da Silveira (Dr Célio Silveira): Médico e político, foi prefeito de Luziânia, deputado estadual e federal. Integra a Comissão de Saúde da Câmara e atua fortemente na defesa de recursos e políticas públicas para Goiás.
  • Dário Alvino Sardinha: Advogado e ex-vereador constituinte de Anápolis, foi gerente da Caixa e secretário de Obras. Hoje, vive no campo, onde transmite à família valores de trabalho e dedicação à comunidade.
  • Dom Waldemar Passini Dalbello: Bispo coadjutor da Diocese de Anápolis, foi bispo de Luziânia e administrador da Arquidiocese de Brasília. Mestre em Ciências Bíblicas, lidera o Regional Centro-Oeste da CNBB com forte atuação pastoral.
  • Eliseu Antônio da Silva Belo: Promotor de Justiça desde 2004, atua com firmeza nas áreas cível e criminal. É reconhecido por sua dedicação à Justiça e ao acolhimento das demandas da população goiana.
  • Eliane Pereira dos Santos: Biomédica, mestre em saúde pública, tem trajetória em triagem neonatal e doenças raras. Atuou no IPASGO, UFG e APAE, e hoje é secretária municipal de Saúde de Anápolis.
  • Hans Stauber Kronit: Médico intensivista e nefrologista, liderou a criação da UTI do Hospital ÂNIMA e serviços de hemodiálise. Atuou intensamente durante a pandemia e fundou programa de residência médica em Anápolis.
  • Jackeline Silva Macedo: Pastora, escritora e servidora pública, foi secretária de Assistência Social e atua hoje no Cerimonial da Prefeitura. É autora de obras espirituais e referência na formação de valores e fé cristã.
  • Jordana de Faria Pena: Advogada e secretária de Assistência Social de Anápolis, tem experiência em gestão pública e consultoria legislativa. É pós-graduada em Direito do Trabalho e atuou por mais de uma década na Prefeitura e Câmara Municipal.
  • Natal Francisco Bento: Aposentado da Prefeitura de Anápolis, foi o primeiro diretor de trânsito da cidade. Contribuiu para o desenvolvimento de bairros como a Vila São Vicente e é respeitado por sua dedicação ao serviço público.
  • Pedro Paulo Caiado Canedo: Médico oftalmologista, atua há mais de 20 anos em Anápolis. É presidente do MDB local e vice da Anapolina. Descendente de famílias tradicionais, combina paixão pela medicina com atuação política e esportiva.
  • Rafaella Barbosa Coelho Peixoto: Advogada especialista em direito administrativo e saneamento, é procuradora-geral de Anápolis e conselheira da OAB-GO. Já atuou na SANEAGO, na AESBE e em comissões federais da OAB.
  • Solange Pinho Machado: Empresária e liderança da Araguaia, atua com base em valores como ética, fé e bem comum. Participa de ações sociais e acredita no poder da transformação coletiva e na força do trabalho em equipe.
  • Vânia Márcia de Faria Martins: Professora desde os anos 1970, foi diretora de escolas e atua como ministra da Eucaristia. É formada em várias áreas da educação e reconhecida pela dedicação à comunidade e à fé católica.
  • Vanderlan Vieira Cardoso: Senador mais votado de Goiás em 2018, é ex-prefeito de Senador Canedo e empresário. Destaca-se por sua atuação legislativa, especialmente em ciência, economia e educação, com forte apoio a Anápolis.
  • Vanderley Cezário de Lima: Contador e gestor, é presidente da APAE Anápolis e do Sicoob UniCentro Norte. Fundador de escritório contábil, lidera projetos sociais e cooperativos, com forte impacto regional e nacional.
  • Walter Vosgrau Fagundes (Dr Walter Vosgrau Fagundes): Cirurgião cardiovascular, implantou o serviço de cirurgia cardíaca do SUS em Anápolis. Atua em hospitais públicos e privados e, em 2024, foi eleito vice-prefeito da cidade.
  • Wilson José de Sena Pedro (Dr Wilson Pedro):Cirurgião bariátrico e metabólico, é fundador da Gastromed e professor universitário. Com diversas titulações, hoje é doutorando em Ciências da Saúde pela Santa Casa de São Paulo.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Anápolis!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade