Motorista denuncia cobrança de pedágio em estrada de terra entre Goiás e Mato Grosso

Imagens mostram que condutor deve seguir por cerca de 15 km em meio a poeira e buracos

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
pedágio
Imagem mostra pedágio em meio a estrada de terra. (Foto: Reprodução/ Redes socias)

Um motorista que trafegava pela GO-454, entre Mozarlândia, em Goiás, e Cocalinho, no Mato Grosso, usou as redes sociais para denunciar a cobrança de pedágio em um trecho que sequer possui pavimentação asfáltica.

Em um vídeo registrado, o condutor mostra uma placa indicando os valores cobrados. Para se ter uma ideia, é cobrado R$ 10 por eixo e R$ 5 para motocicletas.

As imagens ainda mostram que os veículos precisam enfrentar um percurso de cerca de 15 quilômetros em estrada de terra após o pedágio, lidando com poeira e buracos.

Conforme prevê a legislação brasileira, a cobrança de pedágio em estradas de terra é incomum e só pode ser permitida em trechos particulares com autorização oficial para a prática.

Em nota enviada ao Portal 6, a Goinfra informou que “trabalha para a definição de uma solução técnica robusta que possibilite a conclusão da pavimentação da GO-454, atendendo ao desafio hidrológico e protegendo a rodovia dessa zona de forte alagamento”.

Leia a nota na íntegra:

A cobrança de pedágio foi autorizada em 2004, durante o Governo Marconi Perillo, por meio do contrato de concessão para o Consórcio Caminhos do Sol, responsável pela construção da ponte da GO-454, que liga a GO-164 (Mozarlândia-GO) a Cocalinho (MT). A cobrança do pedágio entrou em vigor em 2017, ano que em foi concluída a construção da ponte pela empresa.

 Além de autorizar a cobrança de pedágio, a gestão Marconi Perillo descumpriu condicionantes ambientais durante a construção da ponte, o que ensejou a lavratura de auto de infração e a imposição de multa pelo Ibama.”
A partir de 2019, na atual gestão do Governo de Goiás, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) executou a pavimentação de 53 quilômetros da rodovia GO-454, no referido trecho. 
O remanescente de 12 quilômetros, que liga o novo asfalto à ponte, fica em um trecho que apresenta obstáculos técnicos à pavimentação do trecho, já que, há períodos do ano, com a cheia do Rio Araguaia, a água atinge cotas que podem interditar a rodovia. 
A Goinfra trabalha para a definição de uma solução técnica robusta que possibilite a conclusão da pavimentação da GO-454, atendendo ao desafio hidrológico e protegendo a rodovia dessa zona de forte alagamento e oscilação de cota do Rio Araguaia, com a elaboração de um novo projeto de engenharia que atenda aos requisitos ambientais e também este grande desafio técnico de proteção do corpo estradal.
A previsão de conclusão de toda documentação técnica de contratação da obra está programada para o primeiro semestre de 2026.

 

 

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Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

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