Simples e inovadora: máquina criada por brasileiro desperta interesse da China e Holanda
Equipamento que já ganhou diversos prêmios tem chamado a atenção de investidores internacionais

É de Vargem Alta, no interior do Espírito Santo, o inventor Anatalício dos Reis Silva, responsável por uma máquina capaz de limpar até 420 kg de café por hora.
A invenção lhe rendeu três prêmios na 14ª edição da InnovaCities – Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanas e Resilientes, realizada entre os dias 15 e 17 de setembro em Foz do Iguaçu (PR), e já chamou a atenção de investidores da China e da Holanda.
“Durante a rodada de negociações, recebi diversas propostas, mas vou avaliar cada uma delas cuidadosamente junto com meu advogado”, contou o inventor ao colunista Leonel Ximenes do jornal A Gazeta.
Na competição, Anatalício conquistou o 1º lugar nas categorias Diversidade e Tecnologia para Equidade e Sustentabilidade Urbana, além do 3º lugar em Governança e Políticas Públicas Inclusivas.
“Se ficasse em terceiro já estaria muito feliz, mas não imaginava que iam vir dois primeiros lugares também”, disse, emocionado.

Anatalício dos Reis Silva foi premiado. (Foto: Reprodução)
Conhecido por soluções inovadoras na cafeicultura, ele já havia desenvolvido um peneirador de café portátil em parceria com professores e alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cachoeiro de Itapemirim.
O equipamento fortalece a agricultura familiar sustentável, reduz riscos de saúde e substitui processos manuais desgastantes.
Nesta edição, a InnovaCities reuniu 70 projetos de países como China, Índia, Portugal e Nova Zelândia. Para o Sebrae/ES, a conquista coloca o Espírito Santo em evidência no cenário internacional de inovação agrícola.
“O café é uma das riquezas capixabas e é importante mostrar que a inovação também pode acontecer nas pequenas propriedades”, destacou a analista técnica Luciana Nogueira.