Polícia Civil desmonta esquema de golpes digitais, prende cinco e apreende mais de 100 cartões em Goiás

Ação da Polícia Civil mirou grupo especializado em comprar e vender contas bancárias para aplicar golpes

Samuel Leão Samuel Leão -
Polícia Civil apreendeu cartões e drogas
Polícia Civil apreendeu cartões e drogas na operação. (Foto: Divulgação/PCGO)

A Polícia Civil(PC), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), deflagrou nesta quinta-feira (29) a Operação Nexo Digital. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa estruturada que faturava alto com fraudes eletrônicas, associação criminosa e lavagem de dinheiro em pelo menos três cidades goianas.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados judiciais, resultando na prisão de cinco pessoas e no sequestro de aproximadamente R$ 200 mil das contas dos investigados. As equipes policiais realizaram buscas e capturas em Goiânia, Senador Canedo e Itapaci.

As investigações, que tiveram início em março de 2025, revelaram que o grupo operava como uma verdadeira “fábrica de golpes”.

Através de técnicas de inteligência, os agentes identificaram que a principal atividade era a compra e venda diária de contas bancárias de terceiros, as chamadas “contas laranjas”, que serviam de instrumento para a aplicação dos estelionatos.

O esquema era dividido em três etapas bem definidas: primeiro, a captação e preparação das contas; depois a execução das fraudes eletrônicas propriamente ditas; e a lavagem e ocultação dos valores ilícitos para que o dinheiro voltasse “limpo” para os criminosos.

Foram apreendidos mais de 100 cartões bancários em nome de diversas pessoas, uma arma de fogo, drogas e cerca de 70 munições.

Devido ao material encontrado, um dos suspeitos também acabou autuado em flagrante por posse ilegal de arma e entorpecentes.

Parte dos presos já é “velha conhecida” das forças de segurança, acumulando antecedentes por crimes como tráfico de drogas, homicídio qualificado, receptação e estelionato.

Os envolvidos agora seguem à disposição do Judiciário e vão responder pelos crimes.

 

 

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.