Caso suspeito de coronavírus em Anápolis aguarda resultados de exames

Amostras foram encaminhadas para o Lacen-GO, mesmo laboratório que atuou na análise dos brasileiros que ficaram de quarentena na cidade

Denilson Boaventura Denilson Boaventura -

Caberá ao Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) confirmar ou descartar o primeiro caso suspeito de Covid-19, o novo coronavírus, em Anápolis.

As amostras do paciente já foram colhidas e encaminhadas para a unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que é referência na análise de contaminação por coronavírus.

O Portal 6 apurou que o resultado está previsto para sair nesta segunda-feira (09). A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) monitora o paciente, que está em isolamento no Ânima Centro Hospitalar.

Adulto do sexo masculino, ele deu entrada na unidade de saúde na noite de sexta-feira (06) após apresentar febre, tosse e dificuldades para respirar.

Estes sintomas começaram a aparecer cerca de cinco dias depois de o paciente ter retornado de uma viagem nos Estados Unidos da America (EUA), país no qual ele passou uma semana.

Se o resultado der negativo, um exame de contraprova ainda precisará ser realizado para confirmação. Caso dê negativo, o paciente pode receber alta no mesmo dia.

Instalado em Goiânia, o Lacen-GO foi a unidade que realizou exames e concluiu que nenhuma das 58 pessoas que ficaram de quarentena na Ala 2 estavam infectada pelo novo coronavírus.

Além do primeiro caso suspeito em Anápolis, outros quatro estão em investigação pela SES que até sexta-feira (06) havia descartado 12.

No Brasil, chega a 14 o número de pacientes com coronavírus. O caso mais recente foi confirmado na manhã deste sábado (07) no Rio de Janeiro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.