Já é possível fazer autoleitura do consumo de energia para emissão de fatura
Medida é simples e os que não quiserem aderir poderão receber a conta com uma média dos últimos doze meses
A Enel Distribuição Goiás liberou nesta terça-feira (14) um sistema para que os clientes façam por conta própria a leitura do quanto usou de energia elétrica ao longo do mês para a emissão da conta.
O objetivo, conforme a empresa, é tirar equipes da rua gradativamente e proteger tanto os colaboradores quanto a população da disseminação do novo coronavírus.
A autoleitura pode ser informada diretamente pelo site ou pelo aplicativo Enel Goiás, que está disponível para aparelhos Android e iOS.
Aqueles que preferirem não fazê-la, poderão receber a conta com uma média do consumo dos últimos doze meses.
Como funciona
Para fazer a autoleitura basta ir até o medidor de energia da casa, apartamento ou estabelecimento comercial e anotar o número exibido no aparelho.
Para informar o quantitativo à Enel, é preciso selecionar a opção Autoleitura Urbana e preencher a unidade consumidora, nome, telefone, a leitura colhida no medidor e a data.
Se o número informado resultar em um consumo muito fora do comportamento de consumo do cliente, a Enel enviará um alerta pedindo confirmação da leitura.
Quando fazer a leitura
Na última conta de luz, consta a data prevista para a leitura do mês seguinte. Por isso, autoleitura deve ser feita com quatro a três dias de antecedência a essa data. Ou seja, se a próxima leitura ocorrerá em 15 de abril, o cliente tem que informar entre os dias 11 e 12.