Como o sal é extraído do mar?

O sal de cozinha é utilizado nos mais diversos temperos e tem grande participação na cozinha mundial. Mas para ele chegar na mesa da sua casa da forma como ele é consumido, é necessário um processo de separação da água.
Como todos sabemos, o sal vem da água do mar. O procedimento para separar o material é bem simples e direto e acontece deixando o líquido evaporar até permanecer apenas o cloreto de sódio.
Após este processo o sal é recolhido e passa por outras etapas para deixa-lo na forma como quisermos consumir: Sal fino ou sal grosso.
Todo o processo só acontece graças ao intermédio das salinas, que são os equipamentos utilizados neste procedimento.
Leia também
- Símbolo de identidade e história, Estação Ferroviária de Anápolis chega aos 90 anos
- Santa Terezinha de Goiás em luto pela morte de Tânia Lopes: “pessoa bondosa e trabalhadora”
- Signos que estão com mais sorte para ganhar na Lotofácil da Independência 2025
- Números da sorte para apostar na Lotofácil da Independência
Elas são encarregadas de fazer a separação do cloreto de sódio das demais substâncias que se encontram na água do mar, que são o cálcio e o magnésio.
Uma vez nos tanques, a água começa a evaporar deixando a substância cada vez mais pastosa. Desta forma, a tendência é que os elementos sólidos se separem e fiquem no fundo do tanque.
O sal é retirado em forma de sal grosso e passa por outros processos para se tornar o sal refinado. Antes de ser embalado ele é acrescido de iodo para prevenir o bócio, uma doença que ataca a garganta.