Barragem em Goiás está em alerta por risco de rompimento
Medidas emergenciais já são tomadas para evitar desastres ambientais. Chuva agrava problemas
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) emitiu um alerta para riscos de rompimento de uma barragem no município de Água Fria, cidade localizada na região Nordeste de Goiás.
O órgão determinou a adoção de medidas emergenciais para a segurança da população local e também desastres ambientais em decorrência de más condições da construção.
A barragem apresenta galgamento sobre a crista e erosões no talude de jusante. A situação pode se agravar com a ocorrência de chuvas intensas, previstas para a região.
Foi criado um “comitê de crise” que conta com integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), Defesa Civil, Semad e Prefeitura de Água Fria de Goiás.
Foram estabelecidas metas e ações emergenciais para garantir a segurança da população da área abaixo da barragem, até que o empreendedor restabeleça a segurança do local.
A orientação da Semad é para que os proprietários das construções do tipo em Goiás estejam sempre em prontidão para comunicar possíveis emergências às Defesas Civis municipais da região onde se encontram.
Também é preciso constituir uma rede de comunicação com vizinhos e comunidades residenciais em um raio de 10 quilômetros da represa.
Se houver risco de transbordamento, o dono do reservatório deve informar aos moradores residentes ao longo da calha do rio e ao proprietário da primeira barragem situada rio abaixo, caso existente, sobre a passagem da cheia. Também deve ficar atentos para eventual evacuação ou remoção de pertences.