Estrelas de Hollywood já viveram em Anápolis e muitas pessoas não sabiam
Três amigas se mudaram dos EUA para a cidade e se misturaram aos demais anapolinos, tornando-se fazendeiras

Um post recente no Twitter resgatou um fato por muitos esquecido na história de Anápolis. Entre as décadas de 1930 e 1950, Joan Lowell, Janet Gaynor e Mary Martin, atrizes de peso no cinema norte-americano, resolveram dar uma chance para o então sistema bruto brasileiro.
As três se mudaram dos Estados Unidos da América (EUA) para a cidade e se misturaram aos demais anapolinos, tornando-se fazendeiras.
Joan Lowell foi grande uma estrela nos filmes de Charles Chaplin. Já Janet Gaynor a primeira atriz americana a ganhar o Oscar. Mary Martin, por sua vez, a primeira a interpretar o Peter Pan.
A história por trás dessa aventura foi resgatada pelos cineastas e professores da Universidade de Brasília (UnB) Armando Bulcão e Tânia Montoro, codiretores do documentário “Hollywood no Cerrado”.
Leia também
- Motorista morre após acidente com caminhão da Coca-Cola em Inhumas
- CAC que matou ex-mulher a tiros em Goiás tem prisão convertida para preventiva
- Paciente cai no golpe do falso médico ao receber alta em hospital de Goiânia e perde mais de R$ 4 mil
- Operação fecha mais de 20 distribuidoras de bebidas em Goiânia por funcionarem fora do horário

Fazenda onde Joan Lowell morou em Anápolis. Atualmente, no local, funciona uma clínica de reabilitação. (Foto: Rayka Martins)
Das três, Joan Lowell foi a que chegou mais cedo, em 1937, na cidade de Jaraguá. Porém, após adoecer, se instalou em Anápolis em busca de melhores tratamentos. A fazenda onde a atriz viveu, próxima à Base Aérea, atualmente é uma clínica de reabilitação.
Na década de 1950, Janet Gaynor veio para Anápolis, comprando diversos lotes e casas com o marido. Posteriormente, convidou a amiga Mary Martin para conhecer o interior goiano.
Acompanhada do esposo e produtor Richard Halliday, Mary adorou a cidade, comprando uma fazenda e construindo uma grande mansão, bem ao estilo de Beverly Hills.

Fazenda onde Mary Martin morou em Anápolis, próximo à BR-153, no sentido Anápolis-Ceres. (Foto: Rayka Martins)