Acabou para Gustavo Mendanha e disputa para Prefeitura de Goiânia fica mais imprevisível
Emenda apresentada no Congresso colocou um ponto final nas pretensões do ex-prefeito de Aparecida
Gustavo Mendanha se agarrava em um último fio de esperança para se candidatar à Prefeitura de Goiânia: a minirreforma eleitoral votada no Congresso Nacional. O que for decidido lá já vale para 2024.
No entanto, ele recebeu na um balde de água fria após a emenda apresentada pelo deputado Hugo Motta (Republicanos – PB), que proíbe o terceiro mandato consecutivo “em qualquer outro município da federação”.
Apesar de ter se reunido com o deputado federal Baleia Rossi (MDB – SP), presidente nacional do partido, e com o ex-presidente Michel Temer, Mendanha não conseguiu viabilizar o desejo.
Parlamentares de Brasília ouvidos pela Rápidas disseram que as duas lideranças nem ao menos se esforçaram para articular a mudança que o ex-prefeito de Aparecida tanto desejava.
A articulação ficou única e exclusivamente nas mãos do ex-deputado federal João Campos. A falta de brilho na época em que ocupava uma cadeira na Câmara se refletiu novamente nas tratativas feitas pelo aliado.
A emenda beneficia um correligionário do parlamentar paraibano, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), que busca a reeleição e agora tem um oponente a menos na disputa.
Quem sorri de orelha a orelha com a saída de Mendanha do páreo é Bruno Peixoto (UB). O presidente da Assembleia Legislativa (Alego) não esconde dos colegas a vontade de concorrer ao Paço Municipal.
“Ele tem vontade, mas diz que vai se submeter à vontade do governador Ronaldo Caiado (UB)”, confidenciou um parlamentar à Rápidas.
Porém, se depender de Caiado, Bruno vai permanecer onde está. O governador acredita que uma saída do presidente da Alego lhe renderia problemas de governabilidade. A base, hoje bastante coesa, poderia se dividir.
A única certeza que existe neste momento é que a disputa para Prefeitura de Goiânia está cada vez mais imprevisível.
PT recorrerá à Justiça para derrubar verba indenizatória para altos funcionários
Aprovado em segunda votação na Assembleia Legislativa (Alego), os projetos enviados pelo Executivo propondo o pagamento de verbas indenizatórias a membros do alto escalão do Governo Estadual serão judicializados pela banda do PT, que votou em bloco contra.
Líder da bancada petista, Mauro Rubem deu a senha durante fala no Plenário. Segundo ele, as matérias do Executivo Estadual ferem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe que o teto seja furado.
Grande figurão do PL torce pela cassação de Gustavo Gayer
Neo-bolsonarista, um grande representante do PL em Goiás não vai admitir em público, mas torce para o deputado federal Gustavo Gayer perder o mandato.
Como adiantado pela Rápidas, a bancada do PT na Câmara Federal se movimenta para levá-lo ao Conselho de Ética por causa de fake news.
Esse figurão, em seus cálculos, vê que até o governador Ronaldo Caiado o apoiaria com vistas a 2026.
Vereadores cansados estão comemorando
Essa semana na Câmara Municipal de Anápolis foi marcada por sucessivas discussões entre Jakson Charles (PSB), líder do prefeito na Casa, e Policial Federal Suender (PRTB).
Vereadores ouvidos pela Rápidas comemoraram o término das sessões desta semana, pois estavam cansados dos longos bate-bocas infrutíferos.
A dura resposta atravessada para o líder nas redes sociais
Após comentar em um vídeo postado no Instagram do Portal 6 que “educador sofre”, o vereador Jakson Charles recebeu uma resposta atravessada de um internauta.
“Parece a sessão de vocês na Câmara. Só gritaria e baixaria”, provocou o usuário.
Quem é o novo secretário de Esporte e Lazer de Goiás
Edson Sales de Azeredo Souza é o novo secretário de Esporte e Lazer de Goiás. A nomeação foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial desta quinta-feira (14).
Ele assume a pasta no lugar de Henderson de Paula Rodrigues, que pediu exoneração por motivos pessoais.
Zacharias Calil é o entrevistado de domingo
O deputado federal Zacharias Calil (UB) é o entrevistado desta semana do “6 perguntas para”.
As respostas do médico serão conhecidas no domingo (17), no site e nas redes sociais do Portal 6.
É possível adiantar que as perguntas são boas e certamente as respostas também. A conferir.
Nota 10
Para a CDL Anápolis pela 15ª edição do Mérito Empresarial. Para o prêmio, a entidade elege via consulta popular, os comerciantes e lojistas que mais se destacaram no município ao longo do ano.
Nota Zero
Para a Comurg. A companhia realiza manutenção em canteiros centrais de Goiânia em horário de pico, prejudicando todo andamento do trânsito na capital.
Caminhões podem ser vistos aguando plantas em avenidas movimentadas como a T-9 e T-63, ocupando uma das pistas e deixando motoristas sem saída.