Circuito das Cavalhadas será apresentado em 15 municípios goianos em 2024
Festa é considerada uma das maiores manifestações culturais do estado

Tradicional em Goiás, o Circuito das Cavalhadas de 2024 será ainda mais especial, recebendo investimento de R$ 4 milhões para que a grande festa ocorra em 15 municípios goianos.
Neste ano, os amantes da festividade poderão curtir as apresentações em Pirenópolis, Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Luziânia, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás e em Silvânia.
Parte de uma política de interiorização da cultura, as Cavalhadas recebem apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Vale ressaltar que a encenação das Cavalhadas é tida como uma das manifestações populares mais tradicionais de Goiás.
Leia também
- Jovem é assassinado pelo ex da namorada que não aceitava fim do relacionamento em Anápolis
- Tragédia em Goiás: policial penal e namorada morrem em acidente; ele seguia para ver o filho após plantão
- Goiás tem ganhadores na Lotofácil da Independência; confira de onde são os novos milionários do estado
- IFG abre mais de 1.300 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio; veja lista completa por cidade
Basicamente, a festa traz a representação das batalhas ocorridas durante os séculos IX a XV entre cristãos e mouros, na Península Ibérica. Assim, dois exércitos encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos, que encantam o público presente.
Promovendo algazarras, o festejo também conta com a presença dos Mascarados, que chamam atenção ao sair pelas ruas a pé ou à cavalo, representando o povo.
Ao final da encenação, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo. Todavia, as batalhas costumam durar de dois a três dias.