Conheça o fenômeno da “iridescência”, que gerou uma obra de arte nos céus de Anápolis
Ao Portal 6, o climatologista Eduardo Argolo explicou como ocorre a cena que, além de bonita, é muito rara

Raios de luz, acompanhados de várias cores presentes no arco-íris, rodearam uma nuvem e enfeitaram os céus de Anápolis no final da tarde deste domingo (07).
A cena chamou a atenção e encantou muitos anapolinos que tiveram a sorte de olhar para cima a tempo de acompanhar o momento.
Ao Portal 6, o PhD em Sensoriamento Remoto e climatologista da Estação Meteorológica da UniEVANGÉLICA, Eduardo Argolo, explicou que se trata de um fenômeno raro, que ocorre em diversas partes do mundo e dura pouco tempo.
“Parece se tratar da iridescência ou irização, um fenômeno que ocorre quando pequenas gotículas de água ou cristais de gelo nas nuvens dispersam a luz e criam essas cores brilhantes. É muito bonito”, afirmou.
Portanto, a ocorrência de tal “espetáculo” depende de diversos fatores convergentes, que combinados geram essa bela interação entre luz e água, seja ela líquida ou congelada.
O especialista ainda apontou que o efeito luminoso indica alta umidade do ar, visto que são inúmeras as partículas necessárias para ocasionar a refração da luz de modo visível a olho nu.
Leia também
- Falsa biomédica vai a júri popular por morte de influenciadora em Goiânia
- Mulher sofre mal súbito e morre após primeira aula de hidroginástica no interior de Goiás
- Preso após assassinato em Anápolis, jovem diz que matou “por ter sido humilhado e levar tapa na cara”
- Placa em carro de motorista de aplicativo chama atenção de passageiros por recado sem medo
Outras ocorrências semelhantes também foram registradas em Goiânia, em janeiro de 2020. Na data, os vídeos tomaram as redes sociais e diversos internautas passaram a conhecer – e admirar – o raro fenômeno.
Ver essa foto no Instagram