Saiba onde fazer ou trocar título de eleitor em Goiânia

Interessados em emitir documento pela primeira vez devem ter idade mínima de 16 anos

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Título de Eleitor Digital
(Foto: Marcelo Casal Jr. Agência Brasil)

Com a chegada das eleições municipais de 2024, a procura para emitir pela primeira vez ou trocar o título de eleitor aumenta entre os goianienses. Mas, para quem ainda não sabe que passos devem ser feitos, saiba que os procedimentos requerem poucas ações e podem ser feitos de forma ágil.

Inicialmente, para ambas as intenções, os interessados devem procurar um posto de atendimento ou cartório eleitoral da cidade que deseja fazer a transferência.

Na capital, é preciso procurar a Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na Avenida T-1 com a T-52, no Setor Bueno, ou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da cidade, na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, no Setor Central.

Os cidadãos goianienses que queiram transferir o documento devem contar com, pelo menos, um ano de domicílio em Goiânia e residir, no mínimo, três meses no município onde pretendem transferir o título.

A mudança pode ser feita no momento em que o requerente alterar o endereço para a cidade, estado ou país. Para isso, é necessário apresentar documento de identificação com foto, título de eleitor, comprovante de residência e CPF.

Já para quem quer emitir o documento pela primeira vez, é preciso apresentar as seguintes documentações: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Além disso, para suprir dados necessários na emissão do título, também são pedidos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte.

O único requisito para fazer o título de eleitor é ter idade mínima de 16 anos. No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas maiores de 18 anos.

Vale ressaltar que tanto no TRE quanto na Central de Atendimento ao Eleitor, o atendimento acontece de segunda a sexta, das 08h às 18h.

O que fazer para quem perdeu o título de eleitor?

Para quem perdeu o título na versão impressa, é possível emitir a segunda via baixando o aplicativo e-Título e, dessa forma, substituir o documento no momento de votar. 

No caso dos eleitores que já realizaram o recadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais), a versão digital virá acompanhada da foto do cidadão.

Caso o recadastramento biométrico não tenha sido feito, a versão será baixada sem foto. Sendo assim, será necessário que o eleitor apresente um documento oficial com foto na hora de se identificar ao mesário. 

 

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade