Goiana consegue na Justiça fazer a retirada do sobrenome que constava na certidão de nascimento dela

Mulher era alvo frequente de chacotas e piadas de mau gosto

Isabella Valverde Isabella Valverde -
nos últimos cinco anos, Anápolis registrou 29.611 nascimentos, dos quais 1.237 ocorreram sem o nome do pai na certidão. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
nos últimos cinco anos, Anápolis registrou 29.611 nascimentos, dos quais 1.237 ocorreram sem o nome do pai na certidão. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Por longos e difíceis anos, uma mulher teve que lidar com constantes piadas e constrangimentos por onde passava, por conta de um dos sobrenomes. Sem aguentar mais passar por situações desse tipo, até mesmo em bancos e hospitais, após atuação da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), ela enfim conseguiu retirar o cognome da certidão de nascimento.

Sendo frequentemente alvo de chacotas e piadas de mau gosto, Joana (nome fictício) teve a autoestima e a qualidade de vida diretamente afetadas, não podendo controlar a situação.

Assim, reconhecendo todos os aborrecimentos e transtornos que a assistida tinha que enfrentar diariamente, o defensor público Felipe de Mattos Takayassu reconheceu a necessidade da alteração do sobrenome dela.

“Ter um sobrenome que causa constrangimento pode afetar negativamente a autoestima e a interação social da pessoa, gerando situações humilhantes e constrangedoras. A possibilidade de retificação desse nome é essencial para assegurar o respeito à dignidade humana e proteger os direitos fundamentais do cidadão”, afirmou.

Em petição, ainda foi ressaltado que a retificação é permitida quando o nome possui o potencial de causar constrangimento ou expor a pessoa ao ridículo, o que era o caso de Joana.

Diante dos fatos, o juízo da Vara da Fazenda Municipal de Aparecida de Goiânia acolheu as argumentações da Defensoria Pública e a mulher conseguiu enfim ter o nome alterado para preservá-la de mais constrangimentos e situações vexatórias.

Isabella Valverde

Isabella Valverde

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com passagens por veículos como a TV Anhanguera, afiliada da TV Globo no estado. É editora do Portal 6 e especialista em SEO e mídias sociais, atuando na integração entre jornalismo de qualidade e estratégias digitais para ampliar o alcance e o engajamento das notícias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade