Goiás avança: indústria e serviços crescem acima da média nacional
De abril a junho de 2024, nossa indústria e o setor de serviços registraram saltos expressivos de 7,7% e 6,2%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2023
A economia goiana continua em ritmo acelerado de crescimento, fazendo de Goiás um dos principais polos de desenvolvimento do Brasil. De abril a junho de 2024, nossa indústria e o setor de serviços registraram saltos expressivos de 7,7% e 6,2%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2023. Os números são do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
Expansão da indústria
Na indústria, os maiores avanços foram nos serviços de utilidade pública (15,8%), como fornecimento de energia elétrica, água e gás; transporte coletivo e telefonia. Em segundo lugar está a indústria de transformação (7,9%), que inclui a produção de alimentos, máquinas e equipamentos, entre outros. Na construção o avanço foi de 4,7%. Em todos esses setores, Goiás está acima da média geral nacional, que foi de 3,9% para o segundo trimestre deste ano.
Serviços: motor da economia
Com o maior peso na economia do estado, o setor de serviços também mostrou bom desempenho no período. O comércio teve aumento de 20,2%. Outros serviços cresceram 10,1% e os serviços prestados às famílias – como escola de idiomas, salão de beleza e academias – tiveram alta de 7,1%. A média nacional para o setor de serviços foi de apenas 3,5%, evidenciando o potencial de Goiás.
Mais empregos
Outro ponto de destaque é a geração de emprego. O estado segue reduzindo a taxa de desemprego, que recuou 0,9% no segundo trimestre de 2024, atingindo 5,2%, o menor índice registrado nos últimos 11 anos.
Os números comprovam:
- Crescimento da Indústria: 7,7%
- Crescimento dos Serviços: 6,2%
- Taxa de desemprego: 5,2% (menor dos últimos 11 anos)
Fonte: IMB (2º trimestre 2024 / 2º trimestre 2023)