Anápolis já supera 100% do volume esperado de chuva para o mês e Equatorial emite alerta

Pancadas, acompanhadas de ventania e raios, causaram estragos por toda a cidade

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Estragos foram registrados em vários pontos da cidade. (Foto: Divulgação/Equatorial Goiás)
Estragos foram registrados em vários pontos da cidade. (Foto: Divulgação/Equatorial Goiás)

Com as fortes chuvas observadas neste fim de semana, Anápolis contabilizou tempestades de aproximadamente 156 mm de água, valor que corresponde a 111% da média normal para o mês.

Os dados foram coletados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre sábado (12) e domingo (13), os quais identificaram mais de 5.400 raios, causando estragos em vários pontos da cidade, interrompendo o fornecimento de energia elétrica na cidade.

Diante disso, a Equatorial Goiás, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, localizou uma série de danos, que incluem cabos rompidos por galhos de árvores arremessados contra a rede e postes danificados pelas fortes rajadas de vento.

Além disso, foram encontrados transformadores queimados pelos raios, responsáveis por partirem fios da rede em vários pontos, devido à intensidade das descargas elétricas.

Outra ocorrência foi registrada na região do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), onde um eucalipto com mais de 20 metros de altura caiu, provocando o rompimento dos cabos.

Apesar dos esforços das equipes, muitos locais ficaram inacessíveis devido a obstáculos como porteiras fechadas e estradas tomadas pela lama, embora alguns desses entraves tenham sido contornados.

Diante disso, a Equatorial divulgou canais oficiais de atendimento para que a população possa solicitar reparos, tanto pelo número (62) 3243-2020 (WhatsApp), pelo aplicativo disponível para Android e iOS, ou pelo site www.equatorialenergia.com.br.

Também foi disponibilizado o canal por SMS pelo telefone 27949, no qual os moradores devem enviar o texto “Faltadeenergia” seguido do número da sua Unidade Consumidora (UC).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade