PC divulga identidade de empresário que aplicou golpe de R$ 100 milhões em Goiás
Suspeito contava com ajuda de laranjas para cometer fraudes imobiliárias e financeiras
Um homem foi preso pela Polícia Civil (PC) na última terça-feira (29), suspeito de aplicar golpes em vários produtores rurais e bancos que totalizam R$ 100 milhões.
A identidade do suspeito, inclusive, foi divulgada para que possíveis vítimas do autor o reconheça. Trata-se de Thiago da Matta Fagundes, que seria bastante conhecido na região de Porangatu.
Na diligência, a polícia cumpriu oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Porangatu e Pindamonhangaba, como parte de uma investigação sobre um esquema de fraudes imobiliárias e financeiras envolvendo as vítimas.
Com ele, foi apreendida uma arma de fogo e um utilitário, veículo que a polícia suspeita ser fruto de lavagem de dinheiro.
Histórico
A operação foi conduzida pela 4ª Delegacia Distrital de Polícia de Goiânia, a partir de uma das principais vítimas do suspeito e da associação criminosa comandada por ele. O negócio envolvia a compra de uma fazenda.
Com o aprofundamento das investigações, a PC descobriu um esquema mais amplo de fraudes cometidas pelo suspeito e seus associados.
Devido a restrições em seu nome, Thiago utilizava-se de “laranjas” para formalizar contratos e obter empréstimos junto a instituições financeiras, ocultando assim a participação direta dele nas operações.
Esses laranjas, que também foram alvos de busca e apreensão, eram usados para viabilizar a movimentação dos valores e realizar a distribuição dos montantes, compondo um esquema de lavagem de dinheiro.
A polícia identificou pelo menos sete vítimas, entre pessoas físicas e jurídicas, que foram lesadas pelos suspeitos.