Saiba quem pode e como solicitar aplicação de DIU de forma gratuita pelo SUS em Goiás
Método contraceptivo consiste em um pequeno objeto de plástico flexível, no formato T ou Y
O Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás disponibiliza que mulheres possam colocar o dispositivo intrauterino (DIU) de forma totalmente gratuita.
O método contraceptivo consiste em um pequeno objeto de plástico flexível, no formato T ou Y, que é inserido dentro do útero para prevenir a gravidez. Ele possui 99% de eficácia e pode ser usado por até 10 anos. – variando a depender do modelo.
No estado, qualquer mulher entre 16 anos até a menopausa pode realizar o pedido. O contraceptivo, inclusive, pode ser adquirido um mês após a solicitação, que deve ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em hospitais públicos.
O recomendável é que antes de ir até o local, a interessada ligue para a unidade a fim de saber se o procedimento está sendo realizado. A idade mínima é de 16 anos, sendo necessário a presença de pais ou responsáveis em caso de adolescentes.
Feito isso, a mulher participa de um grupo de planejamento, em que todos os métodos contraceptivos são apresentados e ela decidirá se quer realmente colocar o dispositivo.
Dentre os documentos obrigatórios que devem ser apresentados, estão: RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência no nome da paciente ou dos pais (caso resida de aluguel, deve levar a declaração de residência).
Na sequência, é preciso marcar uma consulta com um ginecologista da unidade e realizar alguns exames para saber se a paciente tem propriedade física para colocar o contraceptivo. Após a avaliação, o médico irá agendar uma data para inseri-lo.
Após um mês de uso, a paciente deve retornar até a unidade para saber se o corpo se adaptou ou não ao método contraceptivo. Há quatro tipos do dispositivo disponíveis, sendo eles: prata, Mirena, Kyleena ou cobre – sendo o último livre de hormônios.
No caso do DIU de cobre, por ser livre de hormônios, não há restrições para mulheres com câncer de mama.