Conheça município com maior percentual de favelas em Goiás

Apesar dos números expressivos, o levantamento também apontou que Goiás foi o segundo estado com o menor percentual de pessoas morando em favelas e comunidades urbanas

Samuel Leão Samuel Leão -
Conheça município com maior percentual de favelas em Goiás
Cidade de Novo Gama. (Foto: Divulgação)

Dentre as diversas favelas e comunidades urbanas de Goiás, uma região se destaca por possuir a maior concentração de tais áreas habitacionais no estado, estando situadas em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. No total, o município possui cerca de 12.223 pessoas morando nesses espaços, superando o segundo colocado, que é Águas Lindas de Goiás, que tem 10.303, segundo dados do censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Novo Gama fica a cerca de 180 km de Goiânia, e possui as comunidades Boa Vista, com 2.524 pessoas, e Vila União, com 2.181 indivíduos, listadas na pesquisa, que apresenta dados apurados em 2022.

Vale ressaltar que a cidade é líder em percentual. Ao se comparar em números absolutos, fica em segundo já que Goiânia dispara de longe e supera em mais de 100%.

Apesar dos números expressivos, o levantamento também apontou que Goiás foi o segundo estado com o menor percentual de pessoas morando em favelas e comunidades urbanas. No total, cerca 1,3% da população vive nessas condições.

Portanto, a população residente em favelas e comunidades urbanas no estado, em 2022, somou 94.518 pessoas. Em primeiro, com o menor número do país, figurou o Mato Grosso do Sul (MS), com menos da metade do índice goiano – apenas 0,6% da população nessa estatística.

Também foi revelado que os moradores de tais localidades possuem uma média menor de idade, além de um índice maior de analfabetismo. Dos moradores das favelas e comunidades urbanas, três em cada quatro são de cores preta ou parda.

Por fim, também foi registrado que Goiás possui apenas duas favelas com mais de mil domicílios, sendo também o terceiro estado com o maior uso percentual de fossa rudimentar ou buraco, utilizados como uma alternativa para a ausência de sistemas de esgotamento sanitário. Em consequência das deficiências estruturais, poços e carros-pipa são mais utilizados em tais áreas do que nos demais domicílios do estado.

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade