Goiás lidera ranking de cidades com aumento de 20% ou mais de eleitores neste ano
Justiça e Polícia Federal investigam transferência em massa de eleitores em cidades pequenas e médias
Levantamento realizado pela Folha de São Paulo aponta que Goiás é o estado com o maior número de cidades que elevaram em mais de 20% o número de eleitores para o pleito deste ano.
Dos 82 municípios, 19 estão no estado, sendo que 18 deles têm menos de 10 mil habitantes. A única exceção é Santo Antônio de Goiás, cidade localizada a 30 km de Goiânia.
A campeã em crescimento do eleitorado é a cidade de Guarinos, na região Central do estado, com 46,4% de aumento. Houve um pedido de revisão do eleitorado em alguns municípios, mas a solicitação foi negada por falta de indícios de irregularidade.
A Justiça Federal e a Polícia Federal (PF) investigam essas transferências de eleitores em cidades pequenas e médias, fatores que podem ter influenciado na eleição de prefeitos e vereadores.
As investigações até o momento apontam indícios do uso de contas de luz, água e esgoto como comprovantes de residência falsificados, com a emissão desses documentos por servidores públicos.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a Polícia Civil (PCGO) realiza investigações em Aragoiânia, enquanto a PF conduz acareações em Santo Antônio do Descoberto.
Ainda de acordo com o TRE-GO, a competência para averiguar essas distorções no eleitorado é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira abaixo quais cidades de Goiás estão entre os municípios com o maior aumento de eleitorado no Brasil.
- Guarinos – 46,4%
- Avelinópolis – 37,4%
- Anhanguera – 34,8%
- Mairipotaba – 33,5%
- Baliza – 28%
- Caldazinha – 28%
- Santo Antônio de Goiás – 27,3%
- Pilar de Goiás – 25,3%
- Marzagão – 24,3%
- Abadia de Goiás – 24,2%
- Aparecida do Rio Doce – 24,1%
- Bonópolis – 22,5%
- Ivolândia – 22,4%
- Davinópolis – 21,5%
- Castelândia – 21,2%
- Vila Propício – 20,7%
- Água Limpa – 20,2%
- Ouvidor – 20,2%
- Três Ranchos – 20%