Sandro Mabel anuncia troca de lâmpadas por LED em Goiânia a partir de março
Medida já vinha sendo implementada a passos curtos na gestão anterior, mas prefeito destacou que, agora, todos bairros devem ser beneficiados
O prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou neste sábado (1º) que deve trocar toda a iluminação pública de Goiânia, abandonando as lâmpadas comuns e fazendo a mudança para luminárias de LED.
Conforme explicado pelo chefe do Executivo Municipal, os trabalhos referentes às mudanças devem começar já no mês de março, com alterações sendo implementadas desde então.
A expectativa é que cerca de 1 mil luminárias sejam colocadas todos os dias, contemplando os 641 bairros da capital.
Ainda segundo Mabel, um cronograma deve ser divulgado em breve, anunciando quais serão os primeiros bairros contemplados pela novidade.
O comunicado foi feito durante o 5º Mutirão dos 100 Dias, que ocorreu na Praça do Violeiro, no Setor Urias Magalhães, região Norte de Goiânia.
Durante o anúncio, o prefeito também deu foco a outros assuntos debatidos na gestão atual, como a limpeza da cidade, para a qual pediu “ajuda de toda a população” a fim de manter os resultados dos trabalhos.
Iluminação de LED
Ainda em 2023, sob a gestão do então prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a capital adotou as lâmpadas de LED em 24 mil pontos — dado que representa cerca de 14% de todas as luminárias da cidade.
À época, a Prefeitura pontuou as alterações como uma forma de “aprimorar a qualidade de vida dos goianienses”, uma vez que a tecnologia LED possui um consumo de energia até cinco vezes inferior em relação à iluminação convencional, além de proporcionar uma vida útil mais prolongada para os itens.
A mudança prevê reduzir os custos de manutenção, minimizando a necessidade de trocas frequentes, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Ainda durante o período, Rogério Cruz apontou que os recursos economizados seriam redirecionados para outras áreas essenciais, como educação e saúde.
Quer ficar por dentro de tudo o que está rolando na Grande Goiânia? Clique aqui e leia as últimas notícias de hoje!