PC identifica empresário que criou conta fake nas redes para espalhar mentiras durante eleições
Autoridades consideraram que atitude extrapolou os limites da liberdade de expressão e impactou o processo eleitoral
![Davi Galvão](https://portal6.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Davi-96x96.jpg)
![Cartilha orienta como identificar boatos na internet](https://portal6.com.br/wp-content/uploads/2023/04/48036797723_26a523e9e4_o.jpg)
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) identificou o responsável por um perfil falso usado para espalhar fake news e atacar candidatos e correligionários durante o processo eleitoral de 2024 em Vianópolis.
O suspeito, um empresário de 32 anos que não teve o nome identificado, foi indiciado pelos crimes de calúnia e difamação, agravados por terem sido cometidos em rede social.
A investigação teve início após a apresentação de uma representação criminal por um advogado de uma das vítimas. Segundo a denúncia, o perfil anônimo fazia acusações falsas de crimes eleitorais contra um candidato, enquanto promovia um adversário político.
Os policiais apuraram que o perfil foi criado unicamente para prejudicar a reputação das vítimas, de modo que extrapolou os limites da liberdade de expressão e gerou consequências na lisura do processo eleitoral. O inquérito foi finalizado e encaminhado à Justiça.
A PCGO reforçou o compromisso de combater crimes cibernéticos e responsabilizar aqueles que utilizam as redes sociais para práticas criminosas.