6 hábitos comuns que podem estar acabando com a vida útil do pneu do seu carro
Montadoras listaram as principais faltas de cuidados e prevenções que os motoristas deixam a desejar e comprometem estes acessórios de rodagem


Como você cuida dos pneus do seu veículo? Sabia que a falta de manutenção acaba com a vida útil deles? Montadoras listaram alguns descuidos rotineiros que os condutores praticam e afetam diretamente na saúde dos pneus.
6 hábitos comuns que podem estar acabando com a vida útil do pneu do seu carro
1. Dirigir sempre em alta velocidade
Não importa se na subida, descida, em curvas ou estradas retas, a alta velocidade gera superaquecimento dos pneus e isso acelera o desgaste da estrutura. Assim, motoristas que gostam de praticar esse hábito reduzem drasticamente a durabilidade dos componentes, além de desgastar a banda de rodagem deles por conta do grande número de freadas bruscas.
2. Não fazer o alinhamento no período correto
Alinhamento do veículo é coisa séria e isso além de proteger a vida também impacta na saúde dos pneus. A indicação das montadoras é fazer o alinhamento a cada 10 mil km rodados e esquecer desse detalhe impacta no alinhamento e desgaste dos pneus. Assim, ele ajuda na conservação e se a roda estiver fora do eixo, o pneu vai desgastar a banda no piso e gerar desgaste nas laterais do item. Isso acaba diminuindo a vida útil.
3. Calibragem inadequada dos pneus
Calibragem é coisa séria e precisa ser feita regularmente, não tem conversa. A saúde dos pneus do veículo depende dessa manutenção.
Assim, calibragem inadequada ou falta dela podem contribuir para desgaste e prejudicam na distância de frenagem. As montadoras orientam que a calibragem deve ser feita a cada 15 dias ou semanalmente para quem usa o veículo muitas vezes.
4. Deixar os pneus sem as tampinhas nas válvulas de segurança
Existem muitos motoristas que não se importam com a tampinha na válvula de segurança, o famoso bico de encher o pneu. Porém, a falta dela permite que a sujeira se acumule e faz o pneu perder a pressão interna.
Também pode ressecar a válvula de segurança, caso o veículo fique muito tempo exposto ao sol e o pneu não tiver as tampinhas.
5. Excesso de peso dentro do carro
Não importa se com pessoas ou bagagens, um carro superlotado prejudica a estrutura dos pneus e reduz a capacidade de frenagem do automóvel. As fábricas recomendam sempre respeitar o limite de carga, pois isso afeta diretamente no desempenho e funcionamento do sistema.
6. Não fazer rodízio dos pneus
Os manuais de fábricas recomendam o rodízio de pneus a cada 10 mil km de rodagem, porém muitas vezes os condutores ignoram essa manutenção preventiva, o que acaba encurtando a vida útil destes componentes. Assim, o rodízio dos pneus nivela o desgaste desses itens, pois o eixo motriz precisa de um esforço maior em relação às rodas que estão livres.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas redes sociais e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!