O que é lenda e realidade na metronização do Eixo Anhanguera em Goiânia
Iniciativa busca melhorar fluidez nos corredores exclusivos do BRT Leste-Oeste

Apesar de remeter à ideia de um metrô, o projeto de “metronização do Eixo Anhanguera”, que visa proporcionar mais modernidade e melhorar a mobilidade no transporte coletivo de Goiânia, não consiste, de fato, em um metrô.
Conforme informado pela Prefeitura de Goiânia, mesmo tendo uma estrutura similar à do sistema de transporte, com aviso sonoro, plataforma para usuários e ar-condicionado, a iniciativa não contará com uma construção subterrânea e tem como objetivo melhorar a fluidez nos corredores exclusivos.
A ideia é reduzir o tempo de viagem dos usuários no trecho do BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia.
Entenda
O sistema utilizará a Inteligência Artificial (IA) para fazer a comunicação em tempo real entre os ônibus e os semáforos. A medida visa permitir que os sinais identifiquem a aproximação dos veículos e ajustem os tempos de abertura e fechamento. Tudo isso com base na demanda no Eixo Anhanguera.
A expectativa é que a velocidade média dos ônibus, atualmente de 16 km/h, seja aumentada para 21 km/h nos horários de pico. Isso representa um ganho de 30% na eficiência operacional.
De acordo com o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), a ideia é transformar o transporte coletivo em uma alternativa ágil e atrativa para a população. Além disso, o projeto visa diminuir o uso de carros particulares e, consequentemente, melhorando o tráfego na capital.
“O ônibus sai da estação e já começa a se comunicar com os semáforos. Eles se organizam para garantir o menor tempo de parada possível”, explicou ele.
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Vale salientar que a metronização integra um Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e o RedeMob Consórcio.
A previsão é que a expansão ocorra entre outros corredores de ônibus, incluindo o trecho entre a Praça da Bíblia e o Terminal Padre Pelágio.
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