Implanon ainda não tem data para chegar à rede pública em Goiás, diz SES de Goiás

Dispositivo à longa duração, atua na prevenção da gravidez não planejada

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Implanon ainda não tem data para chegar à rede pública em Goiás, diz SES de Goiás
Implanon. (Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Anunciado pelo Ministério da Saúde como um dos contraceptivos que começarão a ser disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, conhecido como Implanon, ainda não tem data para começar a ser distribuído em Goiás.

Em nota enviada ao Portal 6, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que o dispositivo ainda não está disponível para os usuários da rede pública de saúde estadual e que o Ministério da Saúde ainda não informou a data prevista para iniciar a entrega do implante aos estados.

Segundo a pasta, a SES ainda aguarda a definição da data para uma capacitação de multiplicadores estaduais, também realizada pelo Ministério.

Implanon

Considerado mais vantajoso em relação aos demais contraceptivos existentes devido à longa duração — de até 3 anos —, o Implanon age no organismo com alta eficácia na prevenção da gravidez não planejada.

Após esse período, o implante deve ser retirado e um novo pode ser implantado imediatamente pelo próprio SUS. A fertilidade retorna rapidamente após a remoção.

Atualmente, o SUS disponibiliza métodos como: preservativos externo e interno; DIU de cobre; anticoncepcional oral combinado; pílula oral de progestagênio; injetáveis hormonais mensal e trimestral; laqueadura tubária bilateral e vasectomia.Apenas os preservativos oferecem proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Leia a nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que o contraceptivo Implanon ainda não está disponível para os usuários da rede pública de saúde estadual. O Ministério da Saúde (MS) ainda não tem data prevista para a distribuição do implante aos estados. A SES aguarda também a data da capacitação de multiplicadores estaduais, que será realizada pelo MS”.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade