Ouro e fartura: entenda por que cidade goiana é conhecida por essas duas qualidades

Município no Centro do estado teve toda a história marcada por esses dois atributos

Natália Sezil Natália Sezil -
Cidade de Córrego do Ouro.
Cidade de Córrego do Ouro. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Córrego do Ouro)

Existe uma cidade em Goiás que se destaca por dois atributos que muita gente busca, além da qualidade de vida e da tranquilidade: o ouro e a fartura.

Com nome diferente e apenas 2.454 habitantes, o município de Córrego do Ouro aparece no Centro de Goiás, próximo a São Luís de Montes Belos.

São 458.077 km², com uma história que começou em 1934. Terras excelentes (nas palavras da própria Prefeitura) cercavam o Rio Fartura, onde a construção de uma ponte favoreceu a vida de várias famílias com vistas à agropecuária.

As primeiras moradias surgiram em torno de um rancho, improvisado em igreja, e o povoado cresceu até se tornar município em 1954. Hoje, dispõe de uma reserva de minério de urânio e se concentra no garimpo.

Com o nome diferente, derivado das extrações de ouro que aconteciam no município, e com o Rio Fartura passando pela cidade, Córrego do Ouro logo ficou conhecida pelos dois atributos.

No lazer, o município se oferece como “a capital da cavalgada ecológica”. Outra comemoração cultural do município é a festa em louvor ao padroeiro, São Sebastião, que acontece em janeiro.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Natália Sezil

Natália Sezil

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás, é estagiária do Portal 6 e atua na cobertura do cotidiano. Apaixonada por boas histórias, gosta de ouvir as pessoas, entender contextos e transformar relatos em narrativas que informam e conectam o público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade