Foto de estudantes de Medicina da UniRV gera polêmica por gesto considerado misógino
Na imagem, rapazes fazem gesto unindo ponta dos dedos indicadores e dos polegares, simulando uma vagina

Uma imagem divulgada por estudantes do 2º período de Medicina da Universidade de Rio Verde (UniRV), no Campus em Goiânia, tirada na quinta-feira (04), foi alvo de polêmica e acusações de misoginia.
Na fotografia, os rapazes fazem um gesto unindo a ponta dos dedos indicadores e dos polegares, simulando uma vagina.
Ao Mais Goiás, uma estudante afirmou que a imagem foi enviada em um grupo com outros alunos da instituição, o que deu início a uma série de críticas, enquanto outros normalizaram a situação.
Em nota, a UniRV informou que a Reitoria instaurou um procedimento administrativo disciplinar para apurar responsabilidades e eventuais infrações. A universidade também afirmou que a postura dos estudantes não representa a instituição.
“A conduta apresentada, ao associar indevidamente a imagem da UniRV a manifestações de possível conotação ofensiva ou desrespeitosa, não representa a postura institucional, tampouco reflete o compromisso ético, profissional e humanista que orienta a formação de nossos estudantes, especialmente aqueles vinculados aos cursos da área da Saúde”, destacou a nota.
Leia a nota completa da UniRV:
“A Universidade de Rio Verde (UniRV) tomou conhecimento da divulgação, em redes sociais privadas, de uma imagem registrada em frente ao Campus Goiânia, na qual estudantes aparecem realizando gestos e utilizando elementos de contexto considerados impróprios, inadequados ao ambiente acadêmico e incompatíveis com os valores institucionais da UniRV.
A conduta apresentada, ao associar indevidamente a imagem da UniRV a manifestações de possível conotação ofensiva ou desrespeitosa, não representa a postura institucional, tampouco reflete o compromisso ético, profissional e humanista que orienta a formação de nossos estudantes, especialmente aqueles vinculados aos cursos da área da Saúde.
A UniRV mantém padrões rigorosos de conduta acadêmica e preza pela responsabilidade social, pela postura cidadã e pelo respeito à comunidade. Atitudes que contrariem tais princípios não são toleradas, principalmente quando repercutem negativamente na esfera pública e atingem a imagem institucional.
Diante dos fatos, a Reitoria informa que já foi instaurado procedimento administrativo disciplinar, nos termos das normas internas vigentes, a fim de apurar as responsabilidades e eventuais infrações disciplinares, assegurando-se o contraditório e ampla defesa aos envolvidos. As medidas cabíveis serão adotadas conforme o resultado da apuração.
A Universidade reafirma, por fim, seu compromisso permanente com a preservação de um ambiente acadêmico ético, respeitoso e alinhado aos valores da dignidade humana, da cidadania e do exercício profissional responsável, pilares fundamentais da missão institucional da UniRV.“
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!





