Alquimia moderna: cientistas transformam chumbo em ouro

Experimento no maior acelerador de partículas do mundo realizou, por frações de segundo, uma das antigas promessas da alquimia — com base na física nuclear moderna.

Gabriel Dias Gabriel Dias -
Cientistas transformam chumbo em ouro
(Foto: Ilustração/Pexels/Pixabay)

Durante séculos, a ideia de transformar um elemento em ouro foi tratada como objeto de estudo dos alquimistas, que buscavam a pedra filosofal para alcançar seus objetivos.

Agora, longe dos ambientes do precioso trabalho dos alquimistas, cheios de frascos e fórmulas, o anseio foi realizado em um dos ambientes mais tecnológicos do planeta: o Grande Colisor de Hádrons (LHC), na Europa.

No interior da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, físicos submeteram átomos de chumbo a condições extremas de colisão dentro do acelerador de partículas do laboratório.

O resultado foi algo que parece vir diretamente dos conhecimentos seculares: a conversão do metal pesado em ouro — ainda que por um intervalo de tempo quase imperceptível.

Ao acelerar núcleos de chumbo a velocidades próximas à da luz e forçá-los a interagir, os cientistas conseguiram provocar alterações na estrutura atômica do elemento.

Ao modificar o número de prótons no núcleo — também chamado de número atômico, característica que define cada elemento químico —, parte dos átomos deixou de ser chumbo e passou a corresponder ao ouro na tabela periódica.

A transformação, no entanto, não foi definitiva. O ouro produzido existiu apenas por frações de segundo antes de se desintegrar. Além disso, o custo energético e tecnológico envolvido torna aplicações práticas inviáveis atualmente.

Não se trata mais de um anseio místico, mas de uma demonstração sofisticada da capacidade de manipular a matéria em escala subatômica.

O experimento, detalhado em estudo publicado na revista *Physical Review*, marca um momento simbólico: a ciência contemporânea realizou aquilo que alquimistas do século XVII buscavam sem compreender os fundamentos nucleares da matéria.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gabriel Dias

Gabriel Dias

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG). Apaixonado por Telejornalismo e Jornalismo Cultural.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.