Empresa de Goiânia terá de indenizar funcionária de 45 anos apelidada de “véia” pelos colegas

Apelidos pejorativos e comentários sobre idade configuraram prática conhecida como etarismo

Ícaro Gonçalves -
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, em Goiânia (Foto: Google)
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, em Goiânia (Foto: Google)

Um mulher de 45 anos deverá ser indenizada pelo escritório de contabilidade onde trabalhou após ter sido apelidada de “véia” por parte da gerente e dos colegas de trabalho, em Goiânia.

A decisão ocorreu em segunda instância, por parte da 1ª Turma do Tribunal Região do Trabalho (TRT-GO), que reconheceu a existência de assédio moral da gestão do escritório contra a ex-funcionária.

Segundo relata a decisão, a gerente da empresa teria reclamado da contração da mulher, afirmando publicamente que o dono da empresa não deveria fazer a contratação de pessoas “velhas”.

A vítima também disse que era constantemente discriminada por outra colega, sendo chamada de “véia”. Com toda a situação vivida, ela sofreu abalo emocional, ficava constrangida e deprimida, a ponto de chorar no local de trabalho.

No julgamento, a própria testemunha apresentada pela empresa admitiu o hábito de chamar a colega pelo apelido pejorativo, mas disse que fazia como uma forma de “tratamento amigável”.

Para o relator do caso, desembargador Welington Peixoto, a prova oral produzida confirmou a prática de “etarismo” narrada pela assistente.

O magistrado destacou que o empregador tem o dever de zelar por um meio ambiente de trabalho saudável e respeitoso, respondendo pelos atos dos funcionários.

A multa foi inicialmente definida em R$ 3 mil pela primeira instância, mas foi reduzida para R$ 1.5 mil no TRT-GO.

A assistente também conseguiu o reconhecimento da rescisão indireta, uma vez que a empresa atrasava o recolhimento do FGTS, o que caracterizou descumprimento contratual grave.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Ícaro Gonçalves

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.