Secretaria de Educação do Estado se manifesta a respeito das ocupações de escolas na cidade
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Seduce, se manifestou através de nota à imprensa, a respeito das ocupações de escolas na cidade de Anápolis, assim como em outras cidades do Estado de Goiás.
Em nota a instituição afirma que “respeita a manifestação democrática quando ela vem de alunos e pais e reitera que sempre esteve aberta ao diálogo”. A publicação ainda mostra um tom de compreensão com o estranhamento dos pais e alunos com a mudança.
“A Secretaria entende que toda mudança provoca apreensão, mas condena de forma veemente a manipulação dessas dúvidas por sindicatos, partidos políticos e outros grupos, incluindo ativistas profissionais de outros estados.”
Confira o restante da nota:
“Reitera o compromisso de buscar a qualidade do ensino, que permanece 100% público e gratuito. Informa que o novo modelo de gestão compartilhada não vai alterar os direitos de professores e servidores administrativos efetivos, que alunos permanecerão com direitos a cotas de acesso à universidade pela escola pública. O modelo também manterá a gestão democrática, a autonomia do Conselho Diretor, e o papel do diretor, que terá ainda missão de interlocutor da Seduce na unidade escolar. A responsabilidade pela educação continuará sendo do Estado.
A Secretaria tem a convicção de que este modelo será uma iniciativa inovadora, tornará o sistema mais ágil, mais eficiente e fará avançar a qualidade da educação pública em Goiás.”