Funcionando há poucos meses, UBS da Vila União já precisa de reforma
Inaugurada às vésperas da campanha eleitoral, UBS já apresenta infiltrações no teto, entra lama e paredes externas estão pichadas
Os últimos dias mostraram que a Unidade Básica da Saúde (UBS) da Vila União, na zona Sul de Anápolis, não é resistente a chuva.
Ontem (09) a limpeza no local precisou ser feita às pressas. Havia muita lama que veio com a enxurrada da chuva nos corredores. O prédio, inaugurado no final de julho, às vésperas do período de campanha eleitoral, foi construído em uma baixada e não há nenhuma desembocadura para absorver a água pluvial.
Porém, o que mais preocupam os profissionais que lá trabalham é a situação do teto. Uma enorme infiltração se formou próximo à escada que dá acesso ao primeiro piso, onde fica o ambulatório. A água que cai escorre pela lâmpada e deixa o piso ainda mais escorregadio. O risco de acidentes, tanto elétrico, quanto de pessoas, é constante.
Do lado de fora parte do gramado também foi levado chuva. Nas paredes externas a pichação denuncia problemas na vigilância, que conta com apenas um guarda durante a noite.
Procurado pela reportagem do Portal 6, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, informou que as empresas que fazem obra para a Prefeitura de Anápolis são obrigadas por cinco anos a se responsabilizar por qualquer avaria.
Sobre a UBS da Vila União, Luiz Carlos disse que “mesmo não sendo de responsabilidade dela [a empresa] está dando toda assistência e reconstruindo o que a correnteza da rua estragou”. Ele não tinha conhecimento dos problemas no teto, mas garantiu que “a empresa vai resolver”.
Remédios
A UBS da Vila União não está apenas com problemas físicos. Usuários ouvidos pela reportagem contaram que no local os remédios estão sempre em falta na farmácia.